Por bferreira

Rio - O domingo foi de calor e praia para milhares de peregrinos que já estão na cidade para participar da Jornada Mundial da Juventude — evento que vai trazer o Papa Francisco à cidade, com chegada prevista para as 16h de hoje. Desde cedo, jovens ligados à Renovação Carismática Católica tomaram a orla carioca para participar do projeto Jesus no Litoral.

O evento começou cedo na Praia da Barra e se estendeu até a noite, em Copacabana e Ipanema. No início da manhã, fiéis e moradores da Barra lotaram as areias da orla para tocar na Cruz Peregrina e na imagem de Nossa Senhora, símbolos da Jornada.

Arcebispo do Rio%2C Dom Orani%2C abençoa jovens na Igreja da Ressurreição%2C em Ipanema%2C na presença da Cruz Peregrina e da Imagem de N.SenhoraVitor Silva

Moradora de Pedra de Guaratiba, onde será celebrada a missa campal no domingo, Jacira Vera Cruz, de 60 anos, seguiu os símbolos desde a saída da Paróquia de Sant’Ana, em Campo Grande, às 7h30, até a Igreja da Ressurreição, em Ipanema no início da noite. “Estou encantada com a participação dos jovens. Com tantas coisas ruins no mundo, fico feliz de ver que eles estão no caminho do bem”, contou a ambulante que aproveita o intervalo entre as missas para vender medalhinhas de Nossa Senhora, a R$ 2. “Vendo R$ 60 por dia”, agradece a Deus. O arcebispo Dom Orani Tempesta deu boas vindas aos jovens, que curtiram o pôr do sol no Arpoador.

Hoje a Cruz Peregrina fará seu último percurso na cidade. Os símbolos católicos serão conduzidos até o Riocentro, na Barra, que se transformou na Cidade da Fé até o dia 29. Hoje às 14h, eles serão levados para o palco da Praia de Copacabana.

Na véspera da chegada ao Brasil, o Papa mandou mensagem pelo Twitter para os que não poderão vir ao Rio. “Que se sintam bem-vindos entre nós, por meio da oração”, postou Sua Santidade.

Movimento intenso nos aeroportos

A um dia da chegada de Sua Santidade ao Rio, aeroportos da cidade e o terminal rodoviário Novo Rio ficaram tomados de fiéis estrangeiros e de várias regiões do país. Para facilitar a movimentação, a Infraero disponibilizou a sala de espera do saguão de desembarque para que os peregrinos pudessem se reunir e aguardar o transporte.

A estudante paulistana Giovanna Soares, de 16 anos, chegou em um grupo de 16 pessoas. Animada, ela não esconde a ansiedade em ver o Papa Francisco. “Ele é um líder que tem trazido nova postura para a Igreja. Acredito que irá transmitir uma mensagem de paz importante para o país”, conta.

Rodoviária lotada de fiéis

A rodoviária foi porta de entrada para centenas de estrangeiros, principalmente para os que vieram de países vizinhos. Desde o início da manhã de ontem, chilenos, equatorianos, peruanos e argentinos em grupos de até 50 pessoas, desembarcaram no local. A estudante venezuelana Maria Rubio, de 17 anos, ficará na cidade até o próximo domingo e faz questão de estar em todos os lugares por onde o papa irá passar. “A Jornada será importante para todos os jovens da América do Sul. O carisma do papa Francisco vai proporcionar muita evangelização e alegria para todos os participantes”, diz.

Os inscritos na Jornada desembarcavam de ônibus no Sambódromo para buscar o kit peregrino, que inclui alimentação e hospedagem.

Você pode gostar