Por thiago.antunes

Rio - Duas feministas sem blusa se beijaram em frente a fiéis que estavam nas escadarias da Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio, na noite desta segunda-feira. Em resposta, os peregrinos rezaram e falaram palavras de fé, fazendo uma barricada no local.

Após o ato, as duas gritaram: "Eu beijo homem, eu beijo mulher, eu beijo quem eu quiser" e gritaram palavras de ordem contra a Igreja Católica.

Mulheres se beijam em protesto no Largo do MachadoUanderson Fernandes / Agência O Dia

Um rapaz identificado como Angelo, evangélico, informou estar no local por ter amigos católicos. "É um absurdo. Eles não têm direito de invadir a igreja. Esse pessoal quer agredir os católicos. Eles têm o direito constitucional de protestar, mas isso não", afirmou.

Mais de 500 pessoas, entre ativistas de partidos, grupos LGTB, sindicalistas e trabalhadores estão reunidos no local e rumaram para o Palácio Guanabara, onde o Papa Francisco se encontrará com o governador Sérgio Cabral e a presidenta Dilma Rousseff. No mesmo local, os ativistas farão um Beijaço Gay.

PMs fazem a segurança no local e acompanham a passeata, que segue pela Rua das Laranjeiras. Ainda não há informações sobre tumultos no entorno da sede do Governo.

Feministas protestam no Largo do MachadoUanderson Fernandes / Agência O Dia

Mais cedo, Um grupo de 10 mulheres encenou um ato a favor do Estado laico (sem interferência religiosa) e pediu pela tolerância e liberdade religiosa. No fim, as feministas exibiram os seios e foram vaiadas pelos peregrinos que aguardavam para embarcar nas vans em direção ao Cristo e, em reposta, cantaram: "Ei, ei ei, Jesus é o nosso rei".

Uma das feministas falou sobre o ato. "Nós queremos o direito ao Estado laico. Queremos poder abortar. Somos um país de mães solteiras e estamos representando a liberdade religiosa", disse a atriz Taisa Machado.


Você pode gostar