Por tamyres.matos

Rio - Palco dos principais eventos da Jornada — a vigília e a Santa Missa, no fim de semana — o Campus Fidei, em Guaratiba, pode virar o principal teste de resistência para católicos. A três dias do evento, a área de 1,7 milhão de m² está encharcada.

O ‘Campo da Fé’ está recebendo os últimos ajustes para dar conta dos 2,5 milhões de fiéis estimados para as celebrações. Para eles, o frio também vai ser provação. Quem for pernoitar no campo deve procurar se aquecer ao máximo.

Chuva que atinge o Rio deixa terreno do Campus Fidei%2C em Guaratiba%2C cheio de lamaAndré Mourão / Agência O Dia

Para aliviar a via-crúcis da caminhada — são 13 km percorridos a pé — as três rotas que levam ao Campus Fidei contam com banheiros químicos, bebedouros e postos de lanche a cada 3 km.

Mas a verdade é que nada diminui a animação dos peregrinos. Nesta quarta-feira, apesar da chuva e do frio, um grupo de mexicanos hospedados na Barra foi dar uma espiadinha nas obras. “Nada importa além da alegria de estar aqui e celebrar a nossa fé. Vamos cantar para espantar o frio e esperar o Papa”, disse o músico Juan Lacadiele, 18.

Local vai receber missa final do Papa durante a Jornada Mundial da Juventude no RioAndré Mourão / Agência O Dia

A estrutura montada no local em 10 meses é 15 vezes maior que a dos eventos de rock na cidade, segundo a organização. Na área de saúde, por exemplo, a capacidade é para atendimento de 98% das ocorrências no local, em 15 postos no campo e outros 15 ao longo do trajeto dos fiéis. Além disso, 60 ambulâncias e um helicóptero estarão a postos para remoção de casos mais graves.

O Papa Francisco terá duas sacristias e uma capela para abrigar a comitiva e as hóstias da comunhão. O palco onde Sua Santidade rezará a missa é um espetáculo à parte. Com 75m de largura e uma cruz gigantesca, vai receber ainda 700 convidados do Pontífice, peregrinos e atrações musicais na celebração. Haverá ainda 32 telões espalhados no local.

Clique na imagem para ampliar o infográfico:

Campus FideiArte%3A O Dia


Você pode gostar