Por tamyres.matos

Rio - A Jornada Mundial da Juventude era vista como uma redenção pelos moradores de Guaratiba. Eles receberiam hoje e amanhã o Papa Francisco na região, mas com a transferência do evento para Copacabana, o que era esperança virou prejuízo, tristeza e frustração.

Cerca de 420 pessoas da região já haviam comparecido ao posto de recrutamento da Jornada, à procura de um trabalho. Moradores também haviam programado abrir as portas de suas casas para acolher os peregrinos. Sem falar nos comerciantes que amargam prejuízo com o investimento feito na compra de produtos e serviços para oferecer aos fiéis.

Bruno Grodério (segundo à esquerda)%2C ao lado da esposa%2C é um dos 420 moradores que se cadastraram para trabalhar nos eventos de GuaratibaEstefan Radovicz / Agência O Dia

Foi com lágrimas nos olhos que o morador Antônio Carlos Alves, de 42 anos, desabafou. “Não é justo com o povo de Guaratiba. A chegada do Papa estava trazendo confiança e esperança ao nosso povo, que tanto sofre para sobreviver. Realmente acreditamos que a sua presença iria melhorar nossa qualidade de vida, como aconteceu com os moradores de Manguinhos. Nosso povo não merece mais esta apunhalada. Queremos ser tratados com dignidade e respeito”, disse.

Os comerciantes também estão apreensivos com o investimento realizado, agora sem garantia de retorno. Dono de uma lanchonete na Rua da Matriz, Juvenil Correa, 49, investiu cerca de R$ 10 mil para receber os peregrinos.

“A gente contava com quase 2 milhões de pessoas aqui. Compramos grande quantidade de refrigerante, comida, ingredientes para sanduíches e muito mais. É uma pena que uma situação desta aconteça em uma região tão carente como a nossa, onde já temos dificuldades para trabalhar e ganhar o pão de cada dia”, disse.

As decepções nos grandes eventos

Para o economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo, é preciso tirar aprendizado com a situação. “Como exemplo positivo, cito as Olimpíadas de Barcelona, para as quais foi montada uma estrutura voltada para a população. Mas temos decepções como a Copa do Mundo na África do Sul, que montou uma infraestrutura momentânea para os jogos e, com o encerramento, nada foi aproveitado pelo povo”, disse.

Localizado na Rua da Matriz, uma das principais vias de acesso ao evento, o restaurante San-Crist foi reinaugurado mês passado para oferecer mais qualidade e conforto aos peregrinos. De acordo com Sandra Maria Pena, de 70 anos, dona do estabelecimento, o investimento foi de quase R$ 20 mil. “Tínhamos capacidade para atender até 200 pessoas por dia e nos preparamos para recebermos até 800. Até os banheiros haviam sido adaptados para os deficientes físicos, entre outras modificações".

MANIFESTAÇÃO

Moradores realizaram um protesto nesta sext, às 17h, na Praça do Rodo, em Guaratiba. “Ninguém consultou a população quando escolheram fazer a Jornada. Mesmo assim, abrimos o coração, investimos. Mas nenhuma satisfação foi dada agora. Por isso estamos aqui”, disse Du Negrão, um dos organizadores da manifestação.

Você pode gostar