Por tamyres.matos
Indicados apenas para tratamento de casos raros de doenças, os anabolizantes viraram pílula mágica para ganho muscular instantâneo. O preço do corpo forte, porém, é caro. Problemas no fígado, na pele, impotência sexual e até morte são possíveis efeitos do uso errado das substâncias.
Internado desde 24 de abril na UTI do Hospital Sírio Libanês, São Paulo, o cantor Netinho pode ter sido mais uma vítima de ‘bombas’. Médicos afirmaram que o problema hepático foi causado por anabolizantes. Segundo sua assessoria, ele já respira sem aparelhos, mas o caso ainda é grave. Amigos têm colocado músicas do próprio artista como forma de entretê-lo na UTI.
Substâncias são tão fortes que o uso médico é previso só em casos de doenças graves%2C e em poucas doses Divulgação

Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, alerta que os riscos dos anabolizantes vão desde o surgimento de acnes até a morte por parada cardíaca. Ela lembra que o uso médico é restrito a casos de extrema magreza e problemas nas células do sangue. “O médico receita normalmente duas doses, mas só em casos muito específicos”, explica.

Publicidade
Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Ricardo Munir, o produto gera dependência, já que o organismo bloqueia a produção dos hormônios presentes no anabolizante. “O corpo recebe o hormônio de forma externa e entende que não precisa mais produzi-lo”, explica.
A venda sem prescrição médica e fora de farmácias é crime, que pode acarretar de um a três anos de prisão. A receita deve ficar retida nas farmácias.
Publicidade
EFEITOS COLATERAIS
SISTEMA REPRODUTOR
Baixa produção de espermatozoides, redução dos testículos e impotência. Mulheres ficam com características masculinas e problemas no ciclo menstrual.
Publicidade
HUMOR
A testosterona atua no sistema nervoso central, causando agressividade.
PELE
Nascimento de pelos e acne em homens e mulheres.
Publicidade
FÍGADO
Lesiona as células, podendo causar adenoma (tumor benigno) e câncer.
CORAÇÃO
Engrossa as paredes do coração, altera os batimentos e pode levar à morte por parada cardíaca. Anabolizantes causam ainda hipertensão arterial porque retêm líquidos.
Publicidade