Por tabata.uchoa

Estados Unidos - Lon Snowden, pai do ex-técnico da CIA Edward Snowden, que vazou documentos sobre os programas de espionagem dos Estados Unidos, afirmou neste domingo que já recebeu o visto para visitar seu filho na Rússia, onde este se encontra sob asilo temporário. Em entrevista para a emissora "ABC", concedida ao lado de seu advogado, Bruce Fein, Lon Snowden afirmou que não acredita que seu filho possa ter um "julgamento justo" nos Estados Unidos em função dos comentários feitos por diversos funcionários americanos.

"Como pai gostaria que meu filho retornasse para casa se achasse que o sistema judiciário seria aplicado de maneira correta", afirmou. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu em entrevista coletiva na sexta-feira passada que Snowden retorne ao país para apresentar seu caso nos tribunais. O pai do ex-técnico da CIA explicou que não manteve contato com seu filho desde que Snowden chegou na Rússia e que sua intenção é viajar para Moscou "nas próximas semanas".

Fein contou que conversou com o advogado russo que está colaborando com Snowden, Anatoly Kucherena, e que este disse que o técnico em informática está "cansado" e agora espera recuperar forças. O ex-técnico da CIA chegou em Moscou em 23 de julho procedente de Hong Kong em sua fuga da Justiça americana após haver revelado uma trama de espionagem global dos serviços secretos de seu país.

Snowden permaneceu até 1º de agosto na zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo pois não podia voar para outro país já que as autoridades dos EUA anularam todos seus documentos. Os Estados Unidos insistem em pedir a entrega de Snowden, algo que a Rússia se nega a fazer por não existir um tratado de extradição com o governo americano. O caso provocou um conflito diplomático e a anulação da cúpula bilateral que o presidente Barack Obama realizaria com Vladimir Putin no início de setembro em Moscou.

Você pode gostar