Por juliana.stefanelli

Moscou (Rússia) - Os astronautas russos Fyodor Yurchikhin e Aleksandr Misurkin começaram nesta sexta-feira uma viagem espacial para preparar a chegada do Módulo de Laboratório Multifuncional (MLM) à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE).

Os astronautas vão colocar dois cabos de força e um cabo Ethernet do módulo russo Poisk até o segmento americano da plataforma espacial. Eles também deverão fixar na superfície da estação um painel do experimento espacial que estuda como o espaço exterior afeta as características de resistência de alguns materiais selecionados pelos cientistas.

Yurchikhin e Misurkin já desmontaram um painel do experimento em junho, depois que o astronauta Pavel Vingradov perdeu em abril outro igual enquanto tentava fixá-lo ao módulo. Os astronautas também instalarão corrimões entre os módulos Zvezda e Poisk por um lado e Poisk e Zaria por outro, todos no segmento russo da estação. O final da caminhada espacial está previsto para as 18h15 (horário de Brasília).

Ela começa na próxima quinta-feira, quando está prevista o termino da desmontagem do Terminal de Bordo de Comunicação por Laser, entre outros trabalhos. Os russos Pavel Vinogradov, Fyodor Yurchikhin e Aleksandr Misurkin, os americanos Chris Cassidy e Karen Nyberg e o italiano Luca Parmitano integram a atual tripulação a bordo da ISS.

Você pode gostar