Rio - Um aviso importante aos pais: o Ministério da Saúde lançou, ontem, campanha para atualizar a caderneta de vacinação de crianças menores de 5 anos de idade. A ação, entre os dias 24 e 30 de agosto, é voltada aos pequenos que não estão com a imunização em dia. Todas as vacinas do calendário infantil estarão disponíveis nos postos.
As imunizações previnem as crianças de doenças como paralisia, hepatite, pneumonia, sarampo, rubéola e caxumba. O Ministério da Saúde lembra que brasileiros menores de 5 anos só estarão protegidos quando completarem a carteira de vacinação. “O ideal é que não esqueçam da caderneta, mas se não tiverem o documento, levem as crianças para que sejam avaliadas pelos profissionais de saúde”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segundo o ministério, o público nesta faixa etária é de, aproximadamente, 14,4 milhões de pessoas.
Coordenadora do programa de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Nadja Greffe explica que, caso necessário, profissionais de saúde aplicarão mais de uma dose no mesmo dia. Porém, se o número de vacinas atrasadas for muito alto, será traçada uma programação junto aos pais para atualizar a caderneta de vacinação.
A criança poderá, por exemplo, receber três doses (uma em forma de gota e as outras, uma em cada perna). “Não daremos as doses de uma mesma vacina no mesmo dia, mas somente de imunizantes diferentes. E serão dados em ordem cronológica”, disse.
No sábado (24), ‘dia D’, os postos municipais ficarão abertos de 8h às 17h. Clínicas da Família também aplicarão as vacinas, das 8h às 20h.
Efeitos colaterais iguais
O efeito das doses atrasadas é o mesmo, e a imunidade da criança é garantida, segundo Nadja. Além disso, tomar mais de uma vacina no mesmo dia não aumenta as chances de efeitos colaterais, como febre. “Algumas vacinas dão reação naturalmente. Isso não tem relação com as várias doses no mesmo dia”. Nadja ainda explica que, caso a segunda dose esteja atrasada, não é preciso repetir a primeira.