Por julia.amin

Los Angeles (EUA) - Um incêndio florestal declarado no último sábado no norte da Califórnia já devastou 21,8 mil hectares e se aproxima perigosamente do Parque Nacional de Yosemite, depois que a extensão das chamas aumentou consideravelmente na noite da última quarta-feira.

O Serviço Florestal dos EUA informou nesta quinta-feira que o incêndio destruiu entre a tarde de quarta e a manhã desta quinta, 15 mil hectares no Bosque Nacional de Stanislaus, no condado de Tuolumne, apesar dos esforços das equipes de extinção em que trabalham mais de 1,3 mil pessoas.

Bombeiros trabalham para conter incêndio na CalifórniaEfe


Apenas 2% das chamas, cujas causas ainda são investigadas, estão controladas e, apesar de não terem ocorrido vítimas, nove construções foram destruídas e cerca de 2,5 mil estão ameaçadas. As autoridades deram ordem de evacuação nas localidades próximas do incêndio, assim como nos acampamentos de verão que são comuns nessa área de montanhas e florestas da Califórnia.

Estima-se que milhares de pessoas tiveram que deixar suas residências e que o custo dos danos materiais chega a US$ 2,8 milhões, até o momento. O incêndio obrigou o fechamento de um dos acessos ao parque de Yosemite, que continua aberto aos turistas.

Segundo o serviço florestal, está previsto que as chamas continuem avançando rumo ao norte e ao leste durante as próximas 24 horas. As condições do terreno, inacessível em muitos lugares por ser uma região montanhosa, assim como os ventos, complicam os trabalhos de extinção dos focos de incêndio.

Você pode gostar