Por bferreira

Estados Unidos - Uma cientista da Nasa deu à luz o primeiro filho graças a óvulos congelados por outra mulher há 19 anos. O pequeno Liam James nasceu há nove meses, depois que Kelly Burke, 45 anos, passou por uma reprodução assistida.

Kelly contou com a ajuda de duas famílias americanas. Após se submeter a vários tratamentos sem sucesso, a moradora do Estado da Virgínia desistiu da ideia de usar os próprios óvulos e descobriu um casal do Oregon que queria doar quatro embriões.

A paciente foi atendida no Centro de Ciência Reprodutiva de Bay Area, em São Francisco, na Califórnia. Em 1994, outra mulher havia doado os próprios óvulos a este centro. O casal do Oregon usou dois embriões para uma fertilização in vitro e o restante foi congelado. Já nessa primeira tentativa o casal conseguiu ter gêmeos.

Os embriões que sobraram ficaram congelados até o ano passado, quando o casal do Oregon entrou em contato com Kelly, que passou por um rigoroso processo de aprovação. Ela, então, ‘adotou’ os quatro embriões e voou até São Francisco para implantar dois deles. Os outros foram guardados e podem ser usados se a cientista quiser ter um segundo filho.

O embrião que resultou no menino pode ser o segundo mais antigo já preservado por congelamento. O mais velho teria 19 anos e sete meses.

Você pode gostar