Por bferreira

Rio - Mosquitos que carregam o vírus da dengue ficam até três vezes mais ‘sedentos’ por sangue do que os demais, segundo pesquisa da Fiocruz. Isso ocorre porque o metabolismo do inseto fica alterado, tornando-o mais ativo. Com a divulgação do estudo, especialistas aproveitam para alertar que, mesmo no inverno, a população de locais de alta incidência da doença — como o Rio — deve permanecer atenta no combate ao Aedes aegypti.

Mesmo no inverno%2C cariocas precisam combater focos do Aedes aegyptiErnesto Carriço / Agência O Dia

“O vírus causa disfunções motoras que deixam o mosquito mais ativo. Ele passa a querer sugar mais pessoas”, explicou o biólogo Gabriel Sylvestre, autor da pesquisa. Ele alerta que uma das consequências do fenômeno é a disseminação da doença com mais rapidez, já que mais pessoas são picadas. Para o estudo, que faz parte da dissertação de Mestrado do biólogo, foram analisadas 200 fêmeas do Aedes infectadas com o tipo 2 da dengue, um dos mais comuns no Brasil.

Segundo Sylvestre, o tempo de vida do mosquito, estimado em 30 dias, diminui 50% com a dengue. Mas isso não reflete em menor incidência da doença. “Existe uma quantidade imensa de mosquitos, que não conseguimos sequer estimar, o que acaba mantendo altos os índices da doença”, cita.

A pesquisa pode ajudar a Ciência a entender as razões de a dengue ser a doença transmitida por mosquitos que se espalha mais rapidamente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Segundo o infectologista da UFRJ Edmilson Migowski, o trabalho de combate aos focos do inseto deve permanecer mesmo no inverno, quando é menor a incidência de chuva e calor — condições ‘preferidas’ pelo Aedes. “Ovos do mosquito podem sobreviver em ambiente seco durante meses. Em qualquer caso de chuva, eles eclodem e viram larvas do inseto”, explica.

PREVENÇÃO

PLANTAS
O prato utilizado embaixo dos vasos de planta deve ser removido.

CAIXA D’ÁGUA
Mesmo que esteja devidamente coberta, é preciso observar se a tampa tem buracos ou rachaduras. Com tampa, mas orifícios, o local acaba sendo ‘melhor’ para o mosquito, já que ele prefere ambientes escuros.

LIXO
Resíduos depositados em locais incorretos podem ser perigosos. A chuva abastecerá esses recipientes, que virarão criadouros.

PNEUS E GARRAFAS
Os objetos devem ficar em local coberto e abrigados da chuva. Garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo.

Você pode gostar