Por juliana.stefanelli

Damasco (Sírio) - O porta-voz do Parlamento sírio, Mohammed Laham, pediu nesta sexta-feira que o Congresso dos Estados Unidos bloqueie o possível ataque contra a Síria, que classificou de "irresponsável" e "imprudente", informou a agência estatal de notícias "Mena". Em carta aberta ao presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano John Boehner, Laham pediu um compromisso para o diálogo e a solução da crise na Síria. Além disso, solicitou ao Congresso dos Estados Unidos que não tome medidas "imprudentes" e que busque a via diplomática ao invés da guerra.

Laham considerou que Damasco e Washington não deveriam ser "inimigos mas aliados" na luta contra o terrorismo. As autoridades sírias consideram os rebeldes grupos terroristas. O porta-voz enviou um convite para que uma delegação americana visite em breve a Síria e mantenha conversas no terreno antes dos EUA tomarem qualquer decisão.

O presidente americano, Barack Obama, optou por atacar Síria como castigo pelo suposto uso de armas químicas contra a população por parte do regime, apesar de ter pedido antes a aprovação do Congresso. O governo sírio, por sua parte, acusa extremistas islamitas apoiados pela Arábia Saudita de estar por trás do provável ataque químico que em 21 de agosto causou a morte de centenas de pessoas na periferia de Damasco.

Você pode gostar