Por thiago.antunes

Rio - Dor, arrependimento, dependência e, por trás de tudo, o amor. Soa estranho, mas o nobre sentimento pode fazer mal e ter efeitos comparáveis aos das drogas, especialmente, quando se é ‘a outra’. Fundado nos Estados Unidos, ‘Amantes Anônimas’ é o primeiro grupo no mundo de mulheres que se apaixonaram por homens casados, mas que desejam se ‘livrar’ do que chamam de ‘forma tóxica de amar’.

Sarah Symonds%2C britânica que se diz ‘ex-amante em recuperação’%2C fundou o grupo nos EUA. A ‘analista de infidelidade’ tem um livro%2C blog e programa de TVDivulgação

A ideia partiu da escritora e jornalista britânica Sarah Symonds que, por 15 anos, se relacionou com homens casados, incluindo famosos. Ao ingressar no grupo, formado em Los Angeles, a mulher precisa estar disposta a trilhar caminho de 13 passos para abandonar o amante. E o primeiro é reconhecer o ‘vício’. O método parece o dos Alcoólicos Anônimos, exceto pelo último item (tomar uma taça de vinho).

Considerada a primeira analista de infidelidade do mundo, Sarah, que se diz ‘limpa’ desde 2008, escreveu um livro, tem um blog e gravou um programa de TV chamado ‘A Outra’, transmitido recentemente no Brasil. A britânica usa técnicas exigentes para mostrar às amantes as desvantagens dos relacionamentos extraconjugais, os quais chama de ‘tóxicos’.

Para convencê-las, a analista é direta e repete frases como ‘Ele não vai largar a esposa’, ‘Ele te trata como segunda opção’ e ‘Você está com um homem que não dará o que você merece’. O método é duro, mas o objetivo é alertar as mulheres e aumentar a autoestima delas.

As aulas práticas incluem não responder a ligações e mensagens do homem e até ouvir relatos de esposas traídas. Nas reuniões em grupo, as amantes anônimas relatam sua experiências e refletem sobre as mentiras frequentemente contadas pelos homens (‘Minha mulher é doente’; ‘Não dormimos juntos’; ou ‘Estou me separando’ são as mais famosas)

Curiosamente, Sarah acredita que a relação extraconjugal é responsável por mantendo o casamento do amante, já que as insatisfações dele com o matrimônio são ‘resolvidas’ com a outra. “É facil para os homens não lidarem direto com os problemas em casa, não sentarem com a esposa e resolver tudo”, disse.

No site do Amantes Anônimas www.mistressesanonymous.com (em inglês), a amante preenche um formulário mantido em sigilo e pede ajuda a Sarah. Além dos encontros, há sessões via skype e e-mail.

Ilusão, carência e até transtorno de infância estão na raiz do problema

Ilusão, carência, baixa autoestima e até um transtorno conhecido por Apego Ansioso Ambivalente, vivido na infância, podem explicar por que uma mulher se envolve com um homem casado. “Ela fica em um relacionamento fictício, com a ilusão de que ele deixará o casamento. Há também uma carência afetiva e a amante gostaria que o outro preenchesse esse vazio”, explica Eglacy Sophia, do Instituto de Psiquiatria da USP.

No programa ‘A Outra’%2C Sarah realiza série de atividade para ajudar a mulher a desestressar%3A até tiro ao alvoDivulgação

A carência, diz a especialista, pode ter origem na infância. Segundo ela, o Apego Ansioso Ambivalente acontece quando, no relacionamento com os pais, a criança experimenta a ameaça de abandono e de ausência. Segundo Eglacy, o mesmo modelo de relacionamento, pautado na insegurança, é repetido na vida adulta.

“A criança fica com a ansiedade de nunca saber se vai poder contar com o cuidador. Na relação extraconjugal, há momentos em que a amante terá o parceiro e outros em que ele vai sumir”, aponta. “Ela sofre muito, mas é assim que ela aprendeu a se relacionar”, declara, acrescentando que a psicoterapia pode ajudar a mulher a se relacionar de forma saudável.

Para Elizabeth Carneiro, da Santa Casa de Misericórdia, mulheres que por um longo período da vida vivem com os amantes, provavelmente não se sentem merecedoras de um lugar de “primeira linha” . A psicóloga também acredita que há raízes na infância.

“Muitas vezes são pessoas que não foram prioridade na família e, em outras experiências de vida, se colocaram ou foram colocadas em segundo plano”, disse, acrescentando que casos de adultério na família podem também motivar o comportamento.

Outra explicação para procurar homens casados, de acordo com a psicóloga, pode ser a transgressão de regras, via procurada por aquelas que tiveram educação muito rígida ou que foram enganadas. “Seria uma forma de ‘chutar o balde’.” 

Sobre o fato de as mulheres sofrerem mais com carência e baixa autoestima, Eglacy explica que elas, culturalmente, são mais estimuladas a investir em relacionamentos. “A mulher é educada para ser mãe e esposa e o homem, para atividades externas”.

Amor Patológico: controle sobre o parceiro

Problema também relacionado à carência, mas sem relação com o adultério, o Amor Patológico ocorre quando o sentimento é vivido de forma controladora. Os principais sintomas do transtorno são se ocupar demais do parceiro, ter ‘crise de abstinência’ na ausência da pessoa e gastar tempo controlando as atividades do outro.

“O parceiro funciona como uma droga para camuflar os próprios sofrimentos. Quando ele se distancia, a pessoa perde o controle e entra em desespero. Há casos de pessoas que telefonam 30 vezes ao dia”, explica Elizabeth.

A Santa Casa de Misericórdia, no Centro do Rio, oferece tratamento gratuito para pessoas (homens e mulheres) com o transtorno. Após pasar por triagem e ter o problema diagnosticado, a vítima de Amor Patológico participa de terapia em grupo e individual para trabalhar questões como impulsividade, depressão e baixa autoestima. “Isso não é amor. É a doença do controle”. Informações: 2221-4896.

13 passos para deixar de ser amante

1 - Reconheça que sua vida está fora de controle por viver como uma amante desesperada pelo
marido de outra

2 -Recupere sua vida desse ‘amor tóxico’ e do homem casado que a trata como um ‘estepe’ e a mantém no modo de ‘espera’

3 - Estabeleça metas para parar de falar com ele e jogue fora tudo o que remete a ele

4 - Liste todas as coisas de que você abriu mão para estar com ele

5 - Liste todas as mentiras e promessas vazias dele

6 - Liste todas as pessoas (familiares e amigos) para as quais você tem mentido e comece a ser franca

7 - Participe dos encontros do Amantes Anônimas e encontre um conselheiro que a mantenha firme

8 - Capacite-se. Trabalhe pesado para recuperar sua autoestima e autoconfiança

9 - Aja como uma mulher solteira. Invista em encontros com homens solteiros

10 - Comprometa-se a nunca mais se permitir ser a 2ª opção de um homem

11 - Pare de sentir pena de você mesma e de ficar ‘curtindo fossa’

12 - Seja fiel aos passos e compartilhe as mensagens do grupo Amantes Anônimas com
outras mulheres

13 - Desfrute uma taça do vinho Chardonnay. Você merece!

Você pode gostar