Por bferreira

Rio - Na rede municipal de saúde do Rio, o acolhimento à futura mamãe e seu bebê está mudando as histórias sobre parto. Hoje, as gestantes inscritas no Programa Cegonha Carioca, da Prefeitura do Rio, têm acesso a todos os exames e procedimentos do pré-natal.

No parto humanizado%2C o contato entre mãe e bebê é estimulado e valorizadoDivulgação

Durante toda a gravidez elas são acompanhadas pela mesma equipe de saúde, sabem com antecedência em qual maternidade seus filhos vão nascer e usufruem de ambulância exclusiva para levá-las à maternidade quando chega a hora tão esperada.

A assistência materno-infantil do Rio inova em serviços e técnicas que estão diminuindo o tempo de internação de prematuros. É o caso do Método Canguru, no qual mães convivem em tempo integral com seus filhos, hospedadas dentro das maternidades. Ou da técnica da redinha, que ajudou Emanuel a ganhar peso e saúde. Quando nasceu, ele cabia na palma da mão. Hoje, mesmo já tendo tido alta, beneficia-se da fisoterapia neonatal. Uma história de final feliz.

Nascer feliz

Ouvir o primeiro choro do bebê e ter certeza de que ele nasceu com saúde. São esses os desejos de toda futura mamãe. Enquanto essa hora tão esperada não chega, o que as gestantes mais querem é uma gravidez segura e tranquilidade no parto. E é por isso que a Secretaria Municipal de Saúde oferece um acolhimento integral às gestantes, dos primeiros meses de gestação até o pós-parto. São exames de pré-natal garantidos, com maternidade já agendada para a hora do parto e até um kit enxoval do bebê.

Por meio do Programa Cegonha Carioca, as grávidas têm acesso a toda a rotina e procedimentos necessários à saúde da mãe e do bebê. É pela Clínica da Família mais próxima de sua residência, ou de um posto de saúde, que a futura mamãe se integra ao programa e faz o acompanhamento necessário para garantir um parto tranquilo.

DEDICAÇÃO À MÃE E AO BEBÊ

O momento mais esperado é também o que mais deixa as mulheres em dúvida: como o neném vai nascer? O ideal é deixar com que o bebê escolha a hora que virá ao mundo, por meio do parto normal. Esse é o caminho mais natural, que favorece a ligação entre mãe e filho, estimulando também a amamentação. Além disso, mulheres que têm filhos por parto normal se recuperam mais rápido: podem deixar a maternidade em dois dias para curtir o filhote em casa, com a família.

E não precisa ter medo — hoje, existem diversas técnicas que são usadas para aliviar a dor: profissionais dedicados e capacitados, a presença de um acompanhante de sua escolha, o uso de posições mais confortáveis para dar à luz, massagens, aromas e penumbra, que tornam o momento mais acolhedor, entre outras.

Já a cesariana é usada em alguns casos especiais, quando o parto normal não é recomendado. Nesse caso, a mulher deve ficar internada por pelo menos três dias. E se a mulher já fez cesariana anteriormente, é importante ressaltar: o segundo filho pode, sim, vir ao mundo de parto normal. Uma vez cesárea, nem sempre cesárea.

Ambulância exclusiva: mais tranquilidade

Quando chega a hora do parto, a futura mamãe não precisa se preocupar em como vai fazer para chegar à maternidade. O Programa Cegonha Carioca tem ambulâncias exclusivas para buscar a gestante em casa e levá-la até uma unidade.

Acompanhada de um profissional preparado para este momento e sendo transportada em uma ambulância toda equipada, a futura mamãe chega à maternidade, que antecipadamente conheceu, com conforto e segurança.

Lá, é recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que a acompanha durante toda a sua permanência na maternidade. Ela também tem o direito de escolher um acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto.

Para acionar a ambulância, a gestante só precisa ligar para um número de telefone exclusivo, que recebe durante as visitas do pré-natal.

Mais saúde, com inovação e afeto

Quem vê a expressão de felicidade e serenidade no rosto de Sheila Farias com o pequeno Ryan dormindo tranquilo sobre seu peito e envolto, junto a ela, em um tecido, lembrando uma barriga de canguru, certamente não imagina que ambos estão em um ambiente hospitalar. Sheila é mãe canguru e está há dois meses morando na Maternidade Maria Amélia (Centro), junto com Ryan, desde seu nascimento prematuro, de 22 semanas.

Sheila é mãe canguru%3A laços afetivos fortalecidos e tranquilidadeDivulgação

Beneficiado por uma das muitas técnicas e serviços inovadores oferecidos pelas maternidades do município do Rio, o bebê de Sheila ganha peso rapidamente e ela, tranquilidade. “É muito bom poder estar 24 horas por dia ao lado do meu filho no momento em que ele precisa muito de mim. Eu me sinto segura e fortalecida e sei que ele adora”, diz Sheila.

O Método Canguru é uma forma de contato pele a pele, em que o bebê prematuro fica junto ao peito materno, ajudando no seu desenvolvimento físico e emocional, aumentando a afetividade entre ambos e estimulando a produção de leite materno, além de outras vantagens. Com isso, o tempo de permanência do bebê prematuro em uma unidade intensiva de maternidade diminui.

Nas maternidades públicas do Rio há muitas outras técnicas de humanização. Como, por exemplo, a técnica da redinha, que consiste em colocar o prematuro deitado em uma redinha dentro da incubadora, simulando o útero materno. A técnica foi fundamental para ajudar o pequeno Emanuel, que nasceu com seis meses de gestação, a vencer a luta pela vida.

Além disso, nas unidades municipais, as gestantes dispõem de aparelhos de última geração, como fototerapia, ventilação mecânica para bebês, videolaparoscopia e vídeo-histeroscopia, exame de diagnóstico de câncer cérvico-uterino, massagem e sala de parto com controle de iluminação e ruído.

MATERNIDADES MUNICIPAIS

Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda
Rua Moncorvo Filho, 67 – Centro

Hospital Maternidade Fernando Magalhães
Rua General José Cristino, 87 – São Cristóvão

Maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto
Rua Mário Ribeiro, 117 – Leblon

Hospital Maternidade Carmela Dutra
Rua Aquidabã, 1.037 – Lins de Vasconcelos

Hospital Maternidade Herculano Pinheiro
Rua Andrade Figueira, s/nº – Madureira

Maternidade Mariana Crioula (Hospital Municipal Ronaldo Gazolla)
Av. Pastor Martin Luther King, 10.976 – Acari

Hospital Maternidade Alexander Fleming
Rua Jorge Schimidt, 331 – Marechal Hermes

Maternidade Leila Diniz
(Hospital Municipal Lourenço Jorge)
Av. Ayrton Senna, 2000 – Barra da Tijuca

Hospital da Mulher Mariska Ribeiro
Praça 1º de Maio, s/nº – Bangu

Maternidade do Hospital Municipal Pedro II
Rua do Prado, 325 – Santa Cruz

Casa de Parto David Capistrano Filho
Av. Pontalina, s/nº – Realengo

Você pode gostar