Por juliana.stefanelli

Província de San Juan (Argentina) - O uruguaio Raul Fernando Gomez Circunegui, de 58 anos, que desapareceu nos Andes há quatro meses foi encontrado vivo depois de passar um inverno brutal comendo ratos e passas para sobreviver. Raul foi resgatado no domingo após um grupo de argentinos se deparar com ele enquanto filmavam os níveis de neve. Extremamente desnutrido e magro, os médicos disseram que ele voltaria ao normal nos próximos dias.

Em maio deste ano, Raul partiu com o objetivo de atavessar as montanhas do Chile para Argentina, porém teve que fazer sua viagem a pé porque sua moto quebrou. Foi quando ele se perdeu do caminho durante uma tempestade de neve. Uma equipe de busca foi acionada para tentar encontrar Gomez, mas em julho a operação foi abandonada por causa das péssimas condições adversas encontradas no trajeto.

Raul Gomez sendo medicadoReprodução Internet

Gomez foi resgatado dentro de um abrigo a 9.318 pés acima do nível do mar, por funcionários da província de San Juan. Desesperado e fraco, o sobrevivente conseguiu mesmo mancado, direcionar a tripulação para conseguir abrir a porta do abrigo. José Luis Gioja, governador de San Juan disse a um jornal local que a sobrevivência de Raul foi um milagre e que ainda custa a acreditar.

A história traz de volta memórias de 1972, quando um avião que transportava um time de rúgbi uruguaio para o Chile caiu em uma área remota dos Andes, deixando 29 pessoas mortas e 16 sobreviventes que conseguiram se sustentar comendo cadáveres.

Você pode gostar