Por raphael.perucci

Nairóbi - As forças especiais israelenses entraram no shopping Westgate, em Nairóbi (Quênia), ocupado pelo grupo fundamentalista Al Shabab, informaram fontes da equipe de segurança. Os agentes entraram para tentar libertar os cerca de 30 reféns retidos desde ontem pelo grupo radical somali no interior do complexo comercial, no qual 59 pessoas morreram e 175 ficaram feridas, de acordo com o último balanço oficial.

Policiamento está reforçado na porta de shopping onde houve ataqueReuters


Segundo as fontes, estão acontecendo trocas de tiros no interior do shopping. O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, se negou a dar s detalhes da operação. "Deixemos que os profissionais atuem da melhor forma como sabem e sem interferir para poder neutralizar a situação sem pôr em perigo a vida dos reféns", disse o presidente em entrevista coletiva.

Minutos antes da entrada das forças especiais, todas as ambulâncias estacionadas no centro de atendimento de feridos, instalado em um edifício religioso próximo, se deslocaram para o estacionamento do Westgate.

As fontes destacaram que os voluntários e os profissionais de saúde estão se preparando para o final da operação distribuindo os espaços do centro religioso e atribuindo tarefas. O ataque começou perto das 13h (local, 7h de Brasília) de sábado, quando dez integrantes do grupo somali invadiram o shopping, um dos mais luxuosos da cidade e o mais frequentado por expatriados, lançando granadas e atirando contra as pessoas que estavam no local.

Ataque deixou país africano de lutoReuters





Você pode gostar