Por julia.amin

Estados Unidos - Segundo a nova orientação para psicólogos americanos, a adolescência vai até os 25 anos. Antes, idade prevista era de 18. Mudança garante que os jovens de 18 anos não caiam em lacunas no sistema de saúde e educação, quando a pessoa não é nem criança, nem adulta.

Estudos da neurociência mostram que o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa jovem não está completo quando ela atinge 18 anos. Até que o córtex pré-frontal esteja totalmente desenvolvido, um adolescente tem a sua maturidade emocional, sua autoimagem e seus julgamentos afetados.

A mudança causou discussões entre especialistas. A psicóloga infantil Laverne Antrobus disse à BBC que os adolescentes precisam de apoio muito além dos 18 anos. Já o professor de sociologia Frank Furedi, da Universidade de Kent,acredita que a medida cria uma infantilização dos jovens e que só faz com que eles fiquem mais tempo na casa dos pais. Furedi conclui que a infantilização, além de causar uma perda da vontade por independência, pode causar dificuldades para relacionamentos maduros.

Você pode gostar