Por julia.amin

Quetta (Paquistão) - Um forte terremoto matou pelo menos 45 pessoas nesta terça-feira no oeste do Paquistão. Temor destruiu uma série de casas em uma área montanhosa remota e causou a formação de uma nova ilha perto da costa sul do país.

Os tremores foram sentidos até na capital indiana, Nova Délhi, a centenas de quilômetros a leste, onde edifícios sacodiram. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto de magnitude 7,8 ocorreu 235 quilômetros a sudeste de Dalbandin, na província paquistanesa  do Baluchistão, que faz fronteira com o Irã.

O terremoto foi tão forte que causou uma elevação do fundo do mar e criou uma pequena ilha a cerca de 600 metros da costa paquistanesa de Gwadar, no Mar Arábico. As emissoras de televisão mostraram imagens de um trecho de terreno rochoso elevando-se acima do nível do mar, com um grupo de pessoas perplexo reunido na praia para testemunhar o fenômeno raro.

Abdul Qadoos, vice-presidente da Assembleia do Baluchistão, disse à Reuters que pelo menos 30 por cento das casas no distrito pobre de Awaran ficaram destruídas. O subcomissário local em Awaran, Abdul Rasheed Gogazai, e o porta-voz do corpo militar de fronteira do Paquistão, envolvido no esforço de resgate, disseram que pelo menos 45 pessoas foram mortas.

A televisão local informou que helicópteros que transportam suprimentos foram enviados para a área afetada. O Exército disse que tinha deslocado 200 soldados para ajudar a lidar com a catástrofe.

Você pode gostar