Por bferreira

Rio - Na véspera do Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado amanhã, uma boa notícia: o número de transplantes dobrou nos últimos nove anos. O índice subiu de 7,5 mil, em 2003, para 15,1 mil registrados ano passado. Além disso, a fila de espera por uma operação reduziu 40% em cinco anos.

Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. De acordo com o balanço, houve queda de 6% nos transplantes em relação a 2012. Segundo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o índice foi menor graças ao fim das filas por transplante de córnea em quatro estados, o que reduziu o número de procedimentos.

O aumento de transplantes de órgãos sólidos (coração, fígado, pâncreas, pulmão e rim) chegou a 74% em nove anos. Entre 2010 e 2012, foi registrado aumento de 35% nas cirurgias de coração e pulmão.

“Em 2010, os transplantes eram concentrados no Sul e Sudeste. Agora começamos a descentralizar. Estados que não faziam transplante de fígado, rim, coração, começaram a fazer”, disse o ministro Alexandre Padilha.

Em relação ao número de doadores, a taxa passou de 9,9 por milhão de habitantes (2010), para 13,5 (2013). O ministério vai ampliar o número de cadastros no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Os exames vão subir de 267 mil para 400 mil por ano. O objetivo é ampliar as chances de medula compatível.

Com o tema ‘Não deixe a vida se apagar. Seja doador de órgãos. Fale com sua família’, a ação tem como protagonista Matheus Bitencourt, 7 anos, que recebeu um coração quando tinha um ano e meio. Outro apoiador da ação é o engenheiro Haroldo da Costa, transplantado de rim desde 1997.

Sem fila de espera para receber córnea

Quatro estados (Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo) e o Distrito Federal conseguiram zerar a fila por transplante de córnea. Nesses locais, o tempo de espera é praticamente nulo, já que a captação de órgãos é suficiente para a demanda. O transplante de córnea corresponde a 60% do total no país. No Rio de Janeiro, a realidade é diferente. Há cerca de 800 pacientes aguardando o órgão. Terça-feira, foi inaugurado o segundo Banco de Olhos do estado, que vai funcionar no Into.

Você pode gostar