Bagdá (Iraque) - Pelo menos 30 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas neste domingo em um ataque cometido por um suposto suicida contra uma mesquita xiita no sul de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes policiais. O atentado ocorreu na área de Al Musayab, 50 quilômetros ao sul da capital iraquiana, enquanto acontecia uma cerimônia de luto pela morte de uma pessoa no templo, acrescentaram as fontes.
Entre os feridos há várias pessoas em estado grave, segundo as fontes, que explicaram que a explosão causou a derrubada de boa parte da mesquita.
Na semana passada ocorreram três ataques durante esse tipo de cerimônia no Iraque, um deles em uma mesquita xiita da cidade de Sadr, no leste de Bagdá, e outros dois contra templos sunitas no norte e no sul da capital.
O Iraque é cenário habitual de atentados, dirigidos principalmente contra alvos xiitas e forças de segurança. Pelo menos seis pessoas morreram hoje e outras 36 ficaram feridas em uma série de explosões em Erbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano.