Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu cancelar sua viagem para Indonésia e Brunei devido à crise gerada pelo fechamento parcial do governo federal, informou nesta quinta-feira a Casa Branca.
A Casa Branca tinha anunciado anteriormente o cancelamento de apenas uma parte da viagem pela Ásia, mas a decisão de cancelar o restante da viagem se baseia na "dificuldade" de realizá-la devido à paralisação da Administração federal, detalhou a Presidência dos EUA em comunicado.
Obama está determinado em continuar pressionando para que os republicanos da Câmara dos Representantes permitam "imediatamente" uma votação para "reabrir o governo", acrescentou a nota.
O secretário de Estado, John Kerry, será o encarregado de liderar as delegações americanas na Indonésia e em Brunei no lugar de Obama, detalhou o comunicado.
"O cancelamento desta viagem é outra consequência de como os republicanos na Câmara forçaram o fechamento do governo. Esta paralisação completamente inevitável impede nossa capacidade de criar empregos através da promoção das exportações americanas e de promover a liderança e os interesses dos Estados Unidos na maior região emergente do mundo", ressaltou.
Obama "espera continuar seu trabalho com nossos aliados e parceiros na Ásia e no Pacífico e retornar à região em uma data posterior", especificou a Casa Branca.
Posteriormente, em outro comunicado, a Casa Branca disse que Obama telefonou para o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, para elogiar sua "firme liderança" para a cúpula da Apec e expressar suas desculpas por cancelar a viagem ao país devido ao fechamento parcial do governo federal nos EUA.
Obama "reafirmou a importância da aliança entre EUA e Indonésia e seu afeto pessoal pelo povo da Indonésia", disse a Casa Branca.
A viagem pela Ásia incluía originalmente paradas na Indonésia, Brunei, Malásia e Filipinas.