Por bferreira

Rio - Ações que melhoram a saúde dos idosos, agora, estão garantidas por lei. Foi sancionada ontem a norma que amplia, para todo estado, o programa ‘Terceira Idade com Saúde’, com atividades físicas em academias ao ar livre para pessoas com mais de 60 anos. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é instalar 45 em todo estado. Este ano, já foram inaugurados espaços em Saquarema, Búzios e Nilópolis. Todos os idosos são acompanhados por profissionais.

Autor da lei, o deputado estadual Luiz Martins (PDT) conta que a ideia é expandir para todos os municípios as academias da Terceira Idade que começaram na capital, em 2009. Cada espaço terá aparelhos e uma série de profissionais, como fisioterapeutas e professores de Educação Física. O deputado explica que o projeto foi desenvolvido em 2011, antes da criação da Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. “A lei garante a continuidade do projeto, ainda que a gestão mude. Muitas pessoas não têm condição de ir à academia e esses espaços democratizam as atividades físicas”, disse.

“As Academias vão auxiliar nos cuidados com a saúde, a capacidade funcional e a independência. Temos observado em projetos semelhantes o quanto a prática de exercícios tem sido importante para a saúde emocional, mental e interação social dos nossos idosos”, afirma Marcus Vinícius, secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Você pode gostar