Por thiago.antunes

Cairo, Bagdá e Iraque - Em mais um dia de tensão no Oriente Médio, pelo menos 75 pessoas morreram ontem em confrontos e atentados a bomba no Egito e Iraque. Na Síria, especialistas começaram ontem a destruir as primeiras armas químicas do acordo da ONU.

No Egito, em confrontos entre partidários do presidente islamita deposto Mohamed Morsi, de um lado, e os anti-Morsi e as forças de segurança deixaram ao menos 44 mortos. Segundo fontes oficiais, há 209 feridos. O diretor do Departamento de Emergência do Ministério da Saúde, Khaled al-Khatib, disse que 30 das mortes foram registradas no Cairo, principalmente nos distritos de Mohandisin, Dokki, Ramses e do centro da cidade.

No norte do Iraque, no atentado mais sangrento, um homem-bomba detonou um caminhão cheio de explosivos no pátio de uma escola matando 13 crianças e o diretor, de acordo com a polícia. Cerca de 80 pessoas, incluindo alunos e professores, ficaram feridas na explosão. Outros dois ataques de ontem deixaram mais 17 iraquianos mortos, entre eles três policiais. No sábado, país foi sacudido por outra onda de ataques que mataram 80 pessoas.

Em Damasco, especialistas internacionais destruíram ogivas, bombas e equipamentos para misturar produtos químicos, ontem, no primeiro dia da campanha para desmantelar o arsenal de armas químicas da Síria após resolução da ONU.

Você pode gostar