Por bianca.lobianco

Rússia - Lon Snowden, pai do ex-técnico da CIA Edward Snowden chegou a Moscou nesta quinta-feira para ver o filho, que recebeu asilo da Rússia depois de vazar informações sobre os programas de monitoramento do governo norte-americano. Os dois se encontrarão nesta quinta-feira, segundo informou o assessor de Edward.

"Edward se reunirá com seu pai hoje mesmo. Como poderemos impor restrições a Lon Snowden, que chegou hoje a Moscou direto dos Estados Unidos?", indagou Anatoli Kucherena em entrevista à agência Interfax. No entanto, por questões de segurança, o assessor legal não apresentou mais detalhes sobre o horário e o local do tal reencontro dos Snowden. Segundo Kucherena, após a reunião entre pai e filho, haverá uma "comunicação com a imprensa, mas, pelo visto, não será hoje".

Lon Snowden chega à Moscou para encontrar o filhoReprodução TV

Após chegar nesta manhã na capital russa, as primeiras palavras de Lon Snowden foram de agradecimento à Rússia e ao seu presidente, Vladimir Putin, por acolher seu filho. Ele disse que apesar de não possuir contato direto com o filho se sente "extremamente grato".

Mais tarde, em uma entrevista ao vivo com o canal de notícias Rossía-24, o pai de Snowden destacou que a Rússia é "um dos poucos lugares" onde seu filho pode "se sentir seguro". "Me sentirei completamente satisfeito se meu filho fizer sua vida na Rússia", declarou Lon após a entrevista, na qual esteve sempre na companhia de Kucherena.

Anatoli Kucherena insistiu que a segurança é a máxima preocupação do ex-técnico da CIA e também de quem o acompanha. "Quando estávamos vindo para cá (à televisão), uns cinco carros nos seguiam. O que temos que fazer nesta situação?", questionou o assessor, que pediu compreensão perante as medidas de segurança em torno de seu representado.

O pai de Snowden aterrissou nesta manhã no aeroporto Sheremetyevo, o mesmo em que o ex-técnico da CIA permaneceu cinco semanas sem poder deixar o local por falta de documentos, antes de receber o asilo da Rússia no último mês de agosto.

Edward Snowden, de 30 anos, é procurado pelos Estados Unidos por acusações de espionagem.

Você pode gostar