Por joyce.caetano

Itália - O Vaticano fez um "recall" das medalhas oficiais do primeiro ano do pontificado do papa Francisco devido a um erro de grafia no nome "Jesus". A letra "L" foi cunhada no lugar da "J".

Moeda comemorativa de um ano do pontificado de Francisco tem erro na grafia de JesusReprodução

As medalhas haviam sido fabricadas em ouro, prata e bronze pelo Instituto Poligráfico e Zecca do Estado italiano. As peças estavam em circulação desde o último dia 8, dentro de entidades como a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa) e a Livraria Editora Vaticana.

Obra da artista Mariangela Crisciotti, a medalha contém a imagem de Jorge Mario Bergoglio, com a inscrição "Franciscus Pont. Max. An.I". No verso da moeda, há a inscrição "Vidit ergo Jesus publicanum et quia miserando atque aligendo vidit, ait illi sequere me", na qual a letra "J" da palavra "Jesus" foi trocada por um "L".

Questionado pela agência Ansa de quem era a responsabilidade, o Instituto Poligráfico respondeu: "Não é nossa. Recebemos do Vaticano o material original. Quando é um projeto nosso, verificamos tudo. Mas, nesse caso, o projeto chegou pronto e nós o pegamos e fabricamos", explicou a instituição.

Você pode gostar