Por clarissa.sardenberg

Síria - Pelo menos 27 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba nesta segunda-feira na cidade síria de Darkush, situada na província setentrional de Idlib, na fronteira com a Turquia, de acordo com ativistas e opositores. Entre os mortos há três menores e uma mulher, destacou o Observatório Sírio de Direitos Humanos, que divulgou um vídeo gravado momentos depois do ataque.

Nas imagens é possível ver um veículo em chamas, edifícios destruídos pela explosão e inúmeros destroços de carros ao chão.

A explosão teria ocorrido no mercado de Darkoush, uma pequena cidade controlada pelos rebeldes a 2 quilômetros da fronteira, e alguns deles foram levados à Turquia para tratamento.

O Observatório com sede na Grã-Bretanha e que monitora a violência através de uma rede de ativistas, médicos e fontes militares, disse que 12 dos mortos foram identificados por nome e outros oito corpos severamente queimados foram encontrados.

A opositora Comissão Geral da Revolução Síria ressaltou o registro de ataques aéreos e disparos de armas pesadas nos arredores da região. Estas informações não puderam ser verificadas de forma independente devido às restrições impostas pelas autoridades sírias contra os jornalistas.

Na noite deste domingo, um duplo atentado feito por dois terroristas suicidas a bordo de carros-bomba causou grandes danos materiais no prédio de uma emissora síria, próximo à Praça dos Omíadas, no centro de Damasco.

Segundo o grupo mais de 115.000 pessoas foram mortas no conflito na Síria que já dura mais de 2 anos e meio, e que eclodiu a partir dos protestos de março de 2011 contra o governo do presidente Bashar al-Assad.

Você pode gostar