Por clarissa.sardenberg

Suécia - Os americanos Eugene F. Fama, Lars Peter Hansen e Robert J. Shiller ganharam nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Economia, anunciou a Academia Sueca das Ciências em Estocolmo. Os três foram reconhecidos por suas "análises empíricas sobre os preços de ativos", como ações, bônus soberanos e bens imobiliários, informou a Academia.

Embora não haja forma de prever os preços de ações e bônus no curto prazo, explicou a decisão, é "certamente possível prever o curso amplo dos preços em períodos longos de tempo" de entre três ou cinco anos. "Estes descobrimentos, que parecem surpreendentes e contraditórios, foram feitos e analisados pelos ganhadores deste ano", acrescentou a Academia.

Três americanos são premiados com o Nobel de Economia Reuters

Fama nasceu em 1939 em Boston e é professor emérito da Universidade de Chicago, na especialidade de finanças; e Hansen, nascido em 1952 nos Estados Unidos, ocupa a cadeira de economia, finanças e estatística nesta mesma universidade. Já Shiller, nascido em Detroit em 1946, leciona na Universidade de Yale, em New Haven.

O valor do prêmio é de oito milhões de coroas suecas (US$ 1,3 milhão). No ano passado, os vencedores do Nobel de Economia foram os americanos Alvin E. Roth e Lloyd S. Shapley. Com o prêmio de Economia se encerra a edição deste ano do Nobel.

O Prêmio Nobel de Medicina foi anunciado na última segunda-feira para os cientistas americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman e o alemão Thomas C. Sudhof. Na última terça o belga François Englert e o britânico Peter Higgs forma agraciados com o Prêmio Nobel de Física.

Na última quarta o Nobel de Química foi concedido para o austríaco Martin Karplus, o sul-africano Michael Levitt e o israelense Arieh Warshel.

A rodada mais midiática do Nobel começou na última quinta, com o anúncio do prêmio de Literatura para a autora canadense Alice Munro. E na última sexta-feira foi concedido o Nobel da Paz para a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ).

A entrega dos prêmios será realizada, de acordo com a tradição, em duas cerimônias paralelas, uma em Oslo especialmente para a entrega do Nobel da Paz e outra em Estocolmo para os restantes, no dia 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de Alfred Nobel.

Você pode gostar