Por julia.amin

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá na Casa Branca no dia 1º de novembro o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki. Eles pretendem conversar sobre a relação bilateral quase dois anos depois da retirada das tropas americanas do território iraquiano.

A Casa Branca afirmou que a visita de Maliki "vai colocar em relevo a importância da relação entre EUA e Iraque sob o quadro de acordo estratégico (SFA)", que regula a relação entre os países assim que for encerrada a invasão americana.

"O presidente gostaria de falar com o primeiro-ministro Maliki sobre os esforços para melhorar a cooperação nos campos cobertos pelo SFA, e coordenar (posturas) em uma série de assuntos regionais", afirmou o documento. Entre esses assuntos estará previsivelmente o conflito na Síria, que gerou violência sectária no vizinho Iraque. Já se deslocaram mais de 110 mil refugiados sírios para o país de Maliki, segundo o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados.

A visita acontecerá pouco antes que complete dois anos da retirada do exército americano do Iraque, que se completou em 18 de dezembro de 2011. A invasão do Iraque começou em 20 de março de 2003 com o argumento que o governo de Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa e ligações com os extremistas da rede terrorista Al Qaeda.

Você pode gostar