Haia – O governo da Síria deve entregar o programa para destruição de armas químicas nas próximas 24 horas, dias antes do prazo estipulado, anunciou nesta quarta-feira a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq). A entrega do programa é a próxima etapa que Damasco se comprometeu a cumprir, conforme os termos do acordo promovido pela Rússia e pelos Estados Unidos, que prevê a destruição do arsenal químico sírio até o fim de junho de 2014.
“Esperamos receber nas próximas 24 horas a declaração inicial da Síria sobre o seu programa de armas químicas”, disse o porta-voz da Opaq, Michael Luhan.
O prazo termina no domingo. Uma vez conhecido o programa, o conselho executivo da Opaq vai determinar, até o dia 15 de novembro, as datas limite para a destruição do arsenal.
O regime de Bashar Al Assad entregou anteriormente um inventário com os locais de armazenamento e produção de armas químicas, que estão sendo visitados pelos peritos da missão conjunta das Nações Unidas (ONU) e da Opaq.
Segundo Luhan, os peritos da missão inspecionaram 18 dos 23 locais que devem visitar até domingo e destruíram equipamentos de produção em todos os lugares, exceto um deles. A chefe da missão ONU-Opaq, Sigrid Kaag, disse na terça-feira que até agora o governo sírio cooperou totalmente com os peritos em desarmamento.