Japão - Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a costa leste do Japão na madrugada deste sábado (sexta-feira, em Brasília), informou o Serviço Geológico dos EUA. As agências de emergência do Japão emitiram um alerta de tsunami para a região, que inclui o local onde está a usina nuclear de Fukushima Daiichi, destruída em março de 2011.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami de um metro para a costa noroeste do Japão, incluindo Fukushima. De acordo com o órgão, a magnitude do terremoto foi de 7.1. O Centro de Alerta de Tsunami dos EUA não emitiu alertas para o resto do Pacífico.
Não houve nenhum registro de danos em terra firme. Emissoras de televisão japonesas mostraram calmaria nas águas próximas aos portos.
O terremoto ocorreu às 2h10 no horário de Tóquio (14h10 de Brasília), a cerca de 290 quilômetros de distância de Fukushima. A rede de TV japonesa NHK afirmou que a operadora da usina de Fukushima, a Tokyo Eletric Power Co. (Tepco), ordenou seus funcionários que estão perto da costa a se deslocarem a lugares mais altos.
O tremor foi sentido em Tóquio, a 480 quilômetros de distância.
Todos excetos dois dos 50 reatores do Japão foram desativados desde o terremoto de magnitude 9 no país em março de 2011, que deixou 19 mil mortos e atingiu a usina nuclear Fukushima Daiichi.