Por bianca.lobianco
África do Sul - O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu, em decorrência de uma infecção pulmonar, nesta quinta-feira, aos 95 anos, em sua casa, em Johanesburgo. "A nação perdeu seu maior filho", disse em pronunciamento o presidente do país Jacob Zuma. O admirado líder sul-africano que se tornou símbolo da resistência negra e da luta contra o apartheid (regime de segregação racial). Vários líderes manifestaram a perda de Mandela.
O líder sul-africano esteve internado desde o dia 8 de junho em um hospital na África do Sul. Desde dezembro passado, ele foi internado em quatro ocasiões, vítima das infecções pulmonares que sofre há anos, provavelmente devido às sequelas da tuberculose contraída na prisão da ilha de Robben, onde passou 18 dos 27 anos de prisão sob o regime racista do apartheid.
Publicidade
Segundo a "CBS", o fígado e os rins de Mandela tinham apenas 50% de funcionamento e o ex-presidente "não respondia" e "não abria os olhos". Em seguida, a presidência sul-africana comunicou que o estado de Mandela era "grave mas estável". Em Pretória, diante do Mediclinic Heart Hospital, onde Mandela esteve internado, várias pessoas depositavam mensagens, balões e flores.
Klerk e Nelson Mandela dividem Prêmio Nobel da Paz por seus esforços em acabar com o regime segregacionista na África do SulReprodução Internet

>>> Confira a  galeria com a trajetória do líder do Apartheit na África do Sul

Veja a repercussão da morte de Nelson Mandela

Publicidade
Barack Obama, president dos Estados Unidos
É “um exemplo para toda a humanidade (...) Não consigo imaginar minha vida sem o exemplo de Nelson Mandela”.
Publicidade
David Cameron, premiê britânico
“Uma grande chama se apagou nesse mundo. Nelson Mandela foi um herói do nosso tempo”.
Publicidade
Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU
"Ele foi um grande homem. Um gigante para a justiça e fonte de inspiração para a humanidade".
Publicidade
Dilma Rousseff, presidente do Brasil
"O governo e o povo brasileiros receberam consternados a notícia da morte de Nelson Mandela. Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul"
Publicidade
Joaquim Barbosa, presidente do STF
"A morte de Nelson Mandela torna o mundo mais pobre de referências de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas. Sua vida altiva traduziu o sentido maior da existência humana. Seu nome permanecerá como sinônimo de esperança para todas as vítimas de injustiça em qualquer parte do mundo".
Publicidade
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente
“O grande legado do Mandela foi fazer com que o povo negro da África do Sul descobrisse uma coisa que parece simples, mas não é. Se a maioria do povo era negra, não tinha o menor sentido a minoria branca continuar governando aquele país. Mandela foi uma coisa boa que de vez em quando Deus projeta nas nossas vidas. O mundo perdeu uma das figuras mais extraordinárias que conheci”.
Publicidade
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
"Com a morte de Nelson Mandela perdemos o maior símbolo vivo da luta pela dignidade humana, pela liberdade e pela democracia. Sua altivez, seu antirracismo e sua generosidade ajudaram decisivamente a terminar com o apartheid na Africa do Sul. Eleito presidente, continuou lutando contra o atraso e a pobreza. Posteriormente, encampou a luta pela preservação das florestas úmidas e contra a disseminação da AIDS".
Publicidade
Bill Clinton, ex-presidente dos EUA
"Jamais esquecerei meu amigo Mandiba".
Publicidade
François Hollande, presidente francês
Mandela era “um resistente excepcional” e “um combatente magnífico”. O líder foi “a encarnação da nação sul-africana, o cimento da sua unidade e o orgulho de toda a África”.
Publicidade
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia
“Mandela mudou o curso da história para a sua população, para o seu país, para o seu continente, para o mundo. Os meus pensamentos estão com a sua família e com a população da África do Sul”.
Publicidade
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo
“Pesar pelo falecimento de Nelson Mandela, símbolo de coragem e resistência. Sua história inspira a humanidade”.
Publicidade