Nevascas deixam 7 mortos e cancelam milhares de voos nos Estados Unidos
Tempestade causou 8 mil atrasos e cancelamentos de voos. Neve provocou acidente fatal que envolveu até 50 veículos
Por helio.almeida
Estados Unidos - A neve e o gelo chegaram à costa leste dos Estados Unidos através de uma tempestade de inverno que atravessou o país causando o cancelamento e atraso de mais de 5 mil voos e com um balanço de pelo menos sete mortos nos últimos dias.
As nevascas, que em algumas zonas deixaram camadas de neve de até 30 centímetros de espessura, causaram atrasos e acidentes em cadeia em vários estados, enquanto o gelo acumulado em Washington pelas copiosas precipitações de domingo provocou atrasos na abertura dos escritórios federais e em muitos comércios nesta segunda-feira.
Segundo a página de controle aéreo "flightstats.com", a tempestade causou ao longo de hoje até 5 mil atrasos e cancelamentos de voos dentro do país, enquanto no domingo provocou outros 3 mil.
Publicidade
A maioria dos cancelamentos recentes ocorreram no Aeroporto Internacional de Dulles da capital americana, que seguia sofrendo as consequências da passagem da tempestade.
Pelo menos sete pessoas morreram no Texas, Arkansas e Novo México desde quinta-feira, em incidentes relacionados com a tempestade de inverno, em sua maioria em acidentes de passagem.
Publicidade
O tráfego terrestre também sofreu graves transtornos por conta do temporal, e foram registrados acidentes nos estados de Connecticut, Virgínia e Maryland.
Os fortes nevascas na área da Filadélfia (Pensilvânia) provocaram um acidente fatal que envolveu até 50 veículos.
Publicidade
Os estados da Virgínia, Virgínia Ocidental e Maryland também reportaram blecautes, o mesmo que na área metropolitana de Washington, onde a chuva gelada, a chuva e neve e o granizo estiveram presentes quase ininterumpidamente durante as últimas 48 horas. Os meios de comunicação americanos se referem ao país como "uma geladeira" depois que foram registradas temperaturas inferiores aos 12 graus abaixo de zero na área dos Grandes Lagos.
Nebraska e Iowa também experimentaram nevascas, enquanto milhares de pessoas ficaram sem eletricidade no Mississipi por causa da chuva e da neve.
Publicidade
O Serviço Meteorológico Nacional prevê mais nevascas para esta terça-feira na área da capital e emitiu um alerta de tempestade invernal para grande parte da região do Distrito de Columbia.
"Depois da passagem de uma onda de neve e gelo nos e na zona do Centro Atlântico, espera-se que uma nova onda invernal chegue na terça-feira de manhã", aponta o Serviço Meteorológico.
Publicidade
"É provável que isto produza acumulação de neve desde a Virgínia até a costa de Nova Inglaterra antes de sair rapidamente da região na noite de terça-feira. Os avisos meteorológicos de inverno se encontram atualmente em vigor sobre grande parte desta área para quantidades de neve acumulada de 5 a 12 centímetros", acrescenta.
As previsões de temperaturas mais frias foram registradas nas zonas mais altas da Grande Cuenca rumo ao leste através das Dakotas e de Minnesota, com mínimas inferiores aos -17 graus centígrados.
Publicidade
O Serviço Meteorológico Nacional também detalhou que no fim de semana passado foram registradas mínimas históricas de temperatura que chegaram inclusive aos -34 graus centígrados.
As frentes frias dos próximos dias ainda manterão as temperaturas abaixo da média para esta época do ano em mais da metade do país, incluindo Texas e a zona sul.
Publicidade
A exceção será a península da Flórida, onde as temperaturas máxima diurnas se manterão na média das últimas décadas.