Por fernanda.magalhaes
Saara Ocidental - Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia, dois cineastas brasileiros que estão no Saara Ocidental para filmar o ducumentáro "El desierto del desierto", sofreram um acidente de carro entre a Mauritânia e o Muro Marroquino. Quando chegavam em La Guera, o veículo em que estavam foi atingido por uma mina antitanque e explodiu. O carro ficou destruído mas apesar disso, os dois passam bem.
O veículo dos cineastas estava sendo escoltado por outro ocupado por cinco militares. Este carro passou a milímetros da mina.
Publicidade
Segundo Samir, eles ficaram com medo do carro explodir já que havia nele 40 litros de diesel e também de pisar em outra mina. O cineasta afirmou que os soldados do exérxcito que faziam a escolta foram unânimes em dizer que nunca viram ninguém escapar com vida de uma mina antitanque.
No carro junto com os cineastas, estavam também um assistente e um motorista. O condutor machucou o pé e bateu a cabeça mas de acordo com Samir, ele passa bem.
Publicidade
O documentário é sobre a saga do povo saharaui e a equipe está desde o início do mês percorrendo o deserto ao longo do Muro da Vergonha local,erguido pelo Marrocos para dividir o Saara Ocidental, local de um conflito que já dura 40 anos. A viagem termina em 4 de fevereiro e segundo revelou Samir, o acidente deve ser incorporado ao documentário.
Publicidade