Por fernanda.magalhaes

México - O presidente do México, Enrique Peña Nieto, confirmou neste sábado a captura do líder máximo do Cartel de Sinaloa, Joaquín "El Chapo" Guzmán, em uma operação conjunta das forças de segurança no porto mexicano de Mazatlán.

"Reconheço o trabalho das instituições de segurança do Estado mexicano, para conseguir a detenção de Joaquín Guzmán Loera em Mazatlán", comunicou Peña Nieto através de sua conta no Twitter.

O governante destacou que a coordenação da Secretaria de Governo, da Marinha, de Procuradoria Geral da República (PGR), da Polícia Federal e do serviço de inteligência do país "foi determinante".

O traficante 'El Chapo' preso no MéxixoReuters

O governo mexicano "trabalha para garantir a segurança e o Estado de Direito no território e conseguir um #MéxicoEnPaz", postou o líder ao confirmar o golpe mais importante contra o narcotráfico de seu mandato.

As autoridades americanas ofereciam US$ 5 milhões por sua cabeça, enquanto as mexicanas davam US$ 2,3 milhões por informação que levasse a sua captura.

Desde que fugiu da prisão em 2001, Guzmán, de 56 anos, se tornou o narcotraficante mais procurado do mundo.

Peña Nieto confirmou a captura enquanto a imprensa esperava uma entrevista coletiva convocada pela Secretaria de Governo para
esclarecer as versões sobre a detenção do capo que surgiram desde esta manhã nos Estados Unidos.

Na entrevista coletiva, que já está há mais de uma hora atrasada, espera-se que as autoridades exibam o narcotraficante.


Você pode gostar