Por tamara.coimbra

Ucrânia - O Ministério do Interior ucraniano publicou nesta segunda-feira em seu site, na seção de "procurados pela Justiça", a ficha do presidente ucraniano deposto Viktor Yanukovich. A foto do ex-líder ucraniano aparece no portal sob a inscrição "pessoas que se escondem das autoridades" e vai acompanhada de alguns dados pessoais de Yanukovich como seu nome completo, local e data de desaparecimento e data de nascimento.

A Procuradoria Geral da Ucrânia ditou no último dia 26 de fevereiro uma ordem de busca e captura internacional contra Yanukovich, que teve que fugir após o agravamento da crise política no país. Yanukovich foi destituído da chefia do Estado ucraniano pelo Parlamento da Ucrânia no último dia 22, após o triunfo da revolta opositora e sua fuga de Kiev.

Reapareceu na sexta-feira passada na cidade russa de Rostov del Don onde ofereceu uma entrevista coletiva na qual reiterou que é "presidente legítimo da Ucrânia". Nessa conferência Yanukovich pediu perdão a seu povo pela violência das últimas semanas, ao mesmo tempo em que relatou os detalhes de sua fuga de Kiev até território russo.

Você pode gostar