Por tamara.coimbra

México - O México está se preparando para implementar novas regras que permitirão ao governo identificar pessoas e empresas ligadas ao tráfico de drogas e proibirão empresas financeiras de fazer negócios com elas, disse o ministro das Finanças neste sábado. O ministro das Finanças mexicano, Luis Videgaray, disse que autoridades bancárias fornecerão maiores detalhes sobre as medidas nos próximos dias.

"Pela primeira vez, temos a capacidade de emitir uma lista e essa lista impedirá que qualquer instituição financeira realize transações com essas pessoas", disse Videgaray em uma entrevista coletiva em Washington, segundo uma transcrição.

O Departamento de Controle de Bens Estrangeiros do Tesouro dos Estados Unidos divulga periodicamente uma lista negra de indivíduos e empresas que estariam lavando dinheiro de cartéis de drogas.

Os poderosos cartéis mexicanos lavam bilhões de dólares anualmente faturados pelo envio ilegal de drogas para os EUA. Autoridades norte-americanas aplaudiram os esforços do México para combatê-los e derrubar os maiores traficantes, mas também criticaram a falta de medidas para desmantelar as estruturas financeiras dos cartéis.

Você pode gostar