Por bferreira

Rio - Os fumantes que desejam largar o cigarro têm uma nova forma de driblar o tabagismo. O aplicativo gratuito ‘Fume Menos ou Pare de Fumar’ computa o número de cigarros consumidos por dia e estabelece metas para o usuário abandonar o vício.

Na seção ‘Criando uma Meta’, o fumante escreve o número de cigarros que deseja fumar após um certo tempo. Aqueles que planejam largar de vez o fumo devem escrever ‘zero’ como objetivo. Mas, para quem não quer largar completamente, há a alternativa de reduzir a frequência das tragadas. Basta inserir o número de cigarros fumados por dia e quantos quer passar a fumar depois de determinado período à sua escolha.

Para a coordenadora do programa antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Helena Rissin, a tecnologia pode ajudar o fumante, mas o próprio esforço é fundamental. “A pessoa, independentemente do recurso que use, precisa estar preparada para viver as situações do dia a dia sem o ‘apoio’ do cigarro”, analisou.

No aplicativo, caso o usuário deseje reduzir o consumo, mas não queira fixar uma data, há a opção ‘por tempo indeterminado’. Dessa forma, ganha um período maior para se adaptar e conseguir alcançar a meta. Em todos os casos, o aplicativo estipula uma ‘cota’ máxima de cigarros por dia, que diminui ao longo do tempo.

As funções vão além. Cada vez que pegar o cigarro, a pessoa deve ‘avisar’, clicando no botão ‘Vou fumar agora’. Quando o consumo chega perto do teto, a tecla fica vermelha. Já quando o limite está prestes a ser estourado, surge uma mensagem de alerta ‘Você quer mesmo fumar?’. O programa também computa os dias em que a pessoa não fumou e parabeniza pela abstinência.

Tratamentos pelo SUS

A Secretaria Municipal de Saúde oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar. Basta procurar a unidade de saúde, fazer o cadastro e passar por entrevista. No primeiro encontro, que é individual, os agentes de saúde recolhem informações sobre o paciente (cigarros fumados por dia, se já tentou parar o vício antes, por exemplo). Após a entrevista, a pessoa recebe um ‘plano’ para largar o tabaco.

A partir daí, ela será encaminhada para o atendimento em grupo, em que são compartilhadas as experiências, uma vez por semana. O paciente recebe ainda adesivos de nicotina. A meta é que todos parem de fumar no primeiro mês. O tratamento completo dura um ano. Para saber as unidades mais próximas com o programa, ligar 1746.

Você pode gostar