Por thiago.antunes

Rio - O cérebro pode se tornar o principal aliado na perda de peso. Um marca-passo implantado na região seria capaz de aumentar o gasto de calorias de obesos mórbidos, eliminando os quilos extras. A técnica é inédita no mundo e, quarta-feira passada, o primeiro paciente se submeteu à cirurgia no HCor (Hospital do Coração) de São Paulo.

O eletrodo é implantado no hipotálamo, área cerebral do tamanho de uma ervilha, mas responsável por uma série de funções, como temperatura corporal, produção hormonal e regulação da fome, saciedade e metabolismo. E é nesta última que o método age.

De acordo com a professora da Universidade da Califórnia e chefe clínico-científica do HCor Neuro, Alessandra Gorgulho, em testes com animais, estímulos elétricos em uma das quatro partes do hipotálamo aumentaram o metabolismo basal, ou seja, o gasto de calorias. “Para perder peso, há dois meios. Ou entra menos comida, ou saem mais calorias. Agimos na segunda opção”.

Voluntários que desejem participar do experimento devem ter IMC acima de 40 e colesterol inferior a 350iStockphoto

Testes com animais

Em 2011, ela e um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia alimentaram dois grupos de porcos com o dobro de ração habitual, porém os animais com estimulação cerebral engordaram menos do que os sem a técnica. Já em pesquisas semelhantes feitas com macacos, os médicos observaram que, após terem outra área do hipotálamo estimulado, eles mudaram os gostos alimentares e passaram a comer biscoitos.

“O paciente operado vai fazer um diário com tudo o que come. Vamos analisar tudo.” A cirurgia do primeiro paciente no HCor levou oito horas e a alta deve vir em três dias. Um arco foi implantado na cabeça dele e, por meio ali, médicos conseguiram a localização do hipotálamo, que fica no centro do cérebro. Depois, um pequeno corte de cinco centímetros foi feito para a implantar o eletrodo. O marca-passo fica próximo à clavícula, ligado por um fio. “A técnica é pouco invasiva e reversível. O eletrodo é ativado somente semanas após a implantação”, explica.

Em busca de voluntários

A cirurgia faz parte de uma pesquisa do HCor Neuro com duração de um ano, e os médicos estão recrutando voluntários que queiram se submeter à técnica. Ainda há quatro vagas. Para participar, é preciso ser obeso mórbido, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40. Quem já se submeteu à cirurgia de redução de estômago também pode participar e, nesse caso, o IMC cai para 35. Já o colesterol não pode ser superior a 350.

Segundo Alessandra, o voluntário não pode ter doenças como: hipertensão descontrolada, diabetes com necessidade de insulina, dependência química ou de álcool e problemas cardíacos. Interessados devem entrar em contato pelo email neurociencia@hcor.com.br ou pelo telefone (11) 3053-6611.

Você pode gostar