Por clarissa.sardenberg

Ucrânia - Pelo menos 13 soldados e um general ucraniano morreram nesta quinta-feira na queda de um helicóptero nos arredores de Slaviansk, afirmou Alexander Turchinov, presidente interino da Ucrânia. "Hoje recebi informação de Slaviansk de que terroristas derrubaram nosso helicóptero que levava soldados. Quatorze militares morreram, incluído o general Kulchitski", afirmou Turchinov, citado pela imprensa local.

Turchinov disse que o helicóptero militar foi atingido por um projétil de bazuca lançado pelos milicianos pró-Rússia perto de Slaviansk, o principal bastião rebelde na região de Donetsk. "

Membro do Exército Ortodoxo Russo em barricada perto do aeroporto de Donetsk nesta quinta Reuters

Tenho certeza que as Forças Armadas e os órgãos de segurança levarão até o final a limpeza de terroristas e de todos os criminosos. Serão liquidados ou se sentarão no banco dos réus", afirmou.

Segundo o Ministério do Interior da Ucrânia, o aparelho derrubado transportava munição e alimentos. O autoproclamado prefeito de Slaviansk, Viacheslav Ponomariov, negou que os rebeldes tenham derrubado o helicóptero. Os chefes da operação antiterrorista lançada contra os insurgentes russófonos anunciaram neta quinta-feira sua disposição de criar um corredor humanitário para facilitar a saída da população civil de Slaviansk.

"Nessa situação, as partes devem chegar a um acordo para a criação de um corredor para os refugiados. A direção da operação antiterrorista está disposta a atuar para a evacuação dos civis pacíficos de Slaviansk", disse Vladislav Selezniov, porta-voz do governo ucraniano.

O funcionário desmentiu que as forças ucranianas tenham atacado a cidade com fogo de aviação e plataformas de lançamento de mísseis Grad, como denunciaram nesta manhã os milicianos.

Você pode gostar