Por felipe.martins

Rio - Na edição deste ano do concurso de design de moda sustentável EcoChic Design Award, a Ford, que patrocina o evento, vai lançar um desafio diferente. Os dez designers finalistas vão participar de disputa especial, em Hong Kong, para criar roupas com materiais sustentáveis utilizados em veículos da marca.

Nos carros da Ford são empregadas, por exemplo, garrafas PET em revestimentos internos de carpete; e tampas de garrafas em partes do painel, entre outros materiais.

Indústria da moda e de carros%3A mais em comum do que se pensa Divulgação

O EcoChic, que estará na 5ª edição e desafia profissionais da moda de Ásia e Europa, é organizado pela Redress, ONG que promove a sustentabilidade na indústria da moda, reduzindo o desperdício de matéria têxtil, a poluição, o uso de água e o consumo de energia.

Os 30 designers selecionados serão julgados por um painel internacional de especialistas que, em seguida, escolherá dez finalistas. Cada um vai apresentar sua coleção sustentável no Fashion Week Hong Kong, em janeiro de 2015.

“Se um novo material é atrativo e possível de se manusear, e a produção é economicamente viável, nós podemos fazer escolhas que reduzam o desperdício, incentivar a inovação e educar a próxima geração a ir mais longe”, diz Emily Lai, gerente de Projeto de Cores e Materiais da Ford Ásia-Pacífico.

Você pode gostar