Por bferreira

Rio - Nova medida para reduzir riscos de doenças: trabalhar menos. Presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, John Ashton, garante que expediente de quatro dias por semana seria capaz de diminuir os níveis de estresse e complicações mais graves como hipertensão.

O médico ressalta que tornar a semana de trabalho mais curta liberaria os trabalhadores para passar mais tempo em família e para fazer exercícios físicos, o que poderia reduzir a pressão arterial.

“O estresse a que são submetidas e as consequentes faltas no trabalho por doença são o maior problema das pessoas hoje”, disse, em entrevista ao periódico ‘The Guardian’. Especialistas confirmam que o estresse tem o potencial de afetar o metabolismo.

Marcia Bandini, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, explica que um quadro crônico de estresse — jornadas muito longas, mau relacionamento com a equipe, trabalhar sob pressão — é um dos fatores que podem levar à hipertensão e ao diabetes. Isso porque a repetição dessas situações provoca alteração hormonal e no sistema de defesas do corpo, o que reflete na pressão arterial. “No caso do diabetes, algo parecido ocorre, e o aumento da produção do hormônio cortisol, que eleva a quantidade de açúcar no sangue, pode desencadear o problema”, explicou Marcia, acrescentando que outros fatores também podem ser causas da doença (genética, má alimentação, sedentarismo e obesidade).

Para a especialista, não conseguir conciliar vida profissional e pessoal também contribui para aumentar os níveis de estresse. “Ter atividades culturais, hobbies serve como um fator de ‘descompressão’ para as tensões”, conclui.

Escalas mais flexíveis

Como nem todos podem trabalhar quatro dias por semana, a especialista Márcia Bandini destacou algumas dicas para que os trabalhadores consigam manter a saúde mental e física.

Usar o banco de horas para tirar folgas em dias estratégicos para ter contato com a família e negociar com o chefe escalas de trabalho mais flexíveis podem dar uma trégua para o trabalhador, o que refletirá em sua qualidade de vida.

Uma orientação simples que pode evitar grandes complicações é ter atenção aos sinais do corpo, como enxaqueca, dor de estômago e irritabilidade. Esses podem ser indícios de que a pessoa está indo além da sua capacidade.

Você pode gostar