Por clarissa.sardenberg

Japão - As autoridades da ilha japonesa de Kyushu, a segunda mais povoada do país, se preparam nesta quarta-feira para a chegada nas próximas horas do potente tufão " Neoguri", que deixou em sua passagem pelas ilhas do sul do Japão 35 feridos e 48 mil casas sem energia. " Neoguri", o tufão mais potente registrado nos últimos tempos na região, obrigou o cancelamento de pelo menos 35 voos em Kyushu e no arquipélago de Okinawa, informaram as companhias aéreas japonesas Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA).

Além disso, segundo informou a emissora pública NHK, cerca de 48 mil lares permanecem sem eletricidade em Okinawa. Embora nesta quarta os ventos e nem as ondas sejam tão violentas como na véspera nesta cidade, e a Agência Meteorológica do Japão tenha rebaixado de "muito forte" para "forte" o tufão, o organismo ainda mantém o máximo alerta por chuvas nas ilhas deste turístico arquipélago.

Tufão deixou em sua passagem pelas ilhas do sul do Japão 35 feridos e 48 mil casas sem energiaEfe

Em Okinawa as fortes precipitações provocaram deslizamentos de terra e inundações que afetaram gravemente mais de 170 lares e as autoridades voltaram a recomendar a 300 mil pessoas que se transferissem a refúgios municipais.

Em Kyushu, os ventos e a chuva foram se fortalecendo ao longo do dia, embora a Agência Meteorológica mantenha por enquanto o alerta para a população no segundo nível. Às 18h local (6h, em Bras¿lia) "Neoguri", o oitavo tufão da temporada no Pacífico, se encontrava no Mar da China Oriental a cerca de 300 quilômetros ao oeste do litoral ocidental de Kagoshima (sul de Kyushu), segundo a Agência Meteorológica do Japão.

O tufão se movimentava a uma velocidade de 20 km/h e arrastava ventos com velocidades máxima de uns 165 km/h. Espera-se que " Neoguri" toque a terra em Kyushu às 10h local da quinta-feira (22h, em Brasília) e deixe nas próximas horas cerca de 300 milímetros de precipitações nesta ilha, onde vivem por volta de 13 milhões de pessoas, e na vizinha Shikoku.

Você pode gostar