Por guilherme.souza

San Diego, Estados Unidos - O professor e pesquisador da San Diego State University, Robert Edwards, descobriu um novo vírus que tem relação com doenças como obesidade, diabetes e outras doenças relacionadas ao intestino.

Vírus pode ser tão antigo quanto a humanidadeReprodução Internet

Robert e sua equipe, tiveram contato com vírus pela primeira vez, através de uma simulação no computador. A partir da simulação, eles analisaram amostras fecais do DNA de 12 indivíduos diferentes, chegando a conclusão de que o vírus crAssphage, esta presente em metade da população mundial, além de que constatar que o vírus é tão antigo quanto a humanidade .

A descoberta de Robert pode trazer um enorme avanço para medicina, pois o vírus pode ser utilizado para prevenir ou atenuar outras doenças afetadas pelo intestino, tais como a diabetes e as doenças gastrintestinais. O único problema encontrado por Robert e sua equipe, é a dificuldades em isolar o vírus. "Nós sabemos que está lá, mas não podemos isolá-lo ainda", disse o pesquisador. Ainda não se sabe como o vírus é transmitido, mas o fato de que não foi encontrada em amostras de fezes de bebês sugere que não é repassada maternalmente, mas adquirida na infância.

Você pode gostar