Por paulo.lima

Israel/Gaza - O movimento islamita Hamas disse, hoje, que aceita uma trégua humanitária de 24 horas na faixa de Gaza a partir das 14h locais (8h no horário de Brasília), poucas horas depois de Israel ter retomado a ofensiva em Gaza. "Em resposta a um pedido das Nações Unidas, os movimentos da resistência aceitaram uma trégua humanitária de 24 horas que começará às 14h de hoje", disse o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri. O mesmo disse que o cessar-fogo ocorrerá antes dos três dias do Eid al-Fitr, feriado muçulmano que marca o fim do Ramadã, que deve começar na segunda-feira.

Na região%2C mais de mil palestinos e 37 militares israelenses foram mortosEfe


Ontem, o Hamas assumiu ter efetuado disparos de foguetes contra Israel ao final das 12 horas de cessar-fogo. Antes dos ataques, Israel havia anunciado que estava disposto a estender a trégua humanitária, que terminou às 20h (horário local). Segundo a Agência Lusa, Israel não reagiu ao anúncio do Hamas, e os ataques israelitas continuam em Gaza.

A operação em Gaza começou em 8 de julho e deixou, até agora, 1.053 palestinos mortos e 6 mil feridos. Na manhã de hoje, Israel anunciou que retomaria os ataques a Gaza, depois dos "incessantes" disparos do Hamas. Pelo menos oito palestinos morreram desde a retomada da ofensiva israelense no território. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% dos mortos são civis. Do lado israelense, 37 soldados morreram em combate, além de dois civis e um trabalhador rural tailandês, atingidos por tiros de morteiro.

Você pode gostar