Por thiago.antunes

Rio - Engana-se quem pensa que homens não ligam para a aparência. Se em 2009 eles eram 5% do público que procurava por procedimentos estéticos, em 2013 já somavam 30%, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). As áreas mais visadas são abdômen, peitoral e pálpebras.

Cirurgia na pálpebra é mais comum em homens com cerca de 50 anosiStockphoto

“Se antes, na minha clínica, o percentual era de nove mulheres para um homem, hoje é de sete para um, e, dependendo do procedimento, essa diferença diminui ainda mais”, conta André Mattos, cirurgião membro da SBCP.

Segundo ele, acabar com a gordura localizada é meta para a maior parte dos pacientes, o que faz da lipoaspiração o procedimento mais procurado, sobretudo por homens entre 20 e 40 anos. “O homem muitas vezes não têm tempo de fazer exercícios e precisa manter a forma de outra maneira” diz, acrescentando que a recuperação é rápida.

Outro motivo para a procura das clínicas estéticas é a popularização da cirurgia de redução de estômago que, normalmente, deixa flácida a região da barriga. André explica que, para corrigir essa imperfeição, os homens obesos fazem a abdominoplastia para retirar o excesso de pele.

Quando ficam mais velhos, entre 40 e 50 anos, as pálpebras flácidas que recaem sobre os olhos passam a ser o alvo. Depois dos 50, o mais comum é o ‘lifting facial’, que elimina rugas, marcas de expressão e rejuvenesce a aparência. Nesta idade, os homens procuram ainda a ginecomastia, para retirar o excesso de gordura da mama. Antes dos 20 a ginecomastia também é frequente. “No caso dos mais jovens, a mama cresce por causa do uso de anabolizantes e de hormônios”, explica André.


Silicone para eles também

Uma novidade chegou às clínicas estéticas e ajudou a aumentar a procura masculina: o implante de próteses de peitoral. Na técnica, o paciente recebe anestesia geral e o médico faz um corte próximo às axilas e insere o silicone no peito, abaixo do músculo. A prótese masculina é mais rígida do que a feminina. 

"É um interesse semelhante ao da mulher que põe silicone nos seios, mas, neste caso, serve para reforçar o padrão masculino”, explica André. Para homens e mulheres, a recuperação da cirurgia com implantes leva, em média, 15 dias. Durante esse período, o paciente não pode mexer os braços. Atividades físicas, como musculação, devem ser suspensas por um mês.

Você pode gostar