Por felipe.martins

Rio - Domingo de folga e em família, e refeições longe da TV estão entre as dez dicas do Papa Francisco para conseguir uma vida feliz. O Pontífice citou a lista em entrevista à revista ‘Viva’, publicada, aos domingos pelo jornal argentino ‘Clarín’.

O conselho número um é ‘viver e deixar os outros viverem’. O segundo passo é ‘doar-se aos outros para não deixar o coração dormindo’, seguido de ‘mover-se com humildade e benevolência entre as pessoas e as situações’. O Papa citou um romance argentino em que o protagonista viveu a vida com ética, lealdade e respeito ao próximo.

A ‘receita’ para a felicidade foi dada pelo Papa a uma revista argentinaReuters

No quarto item da lista, Francisco recomenda um ‘saudável senso de lazer’, o que inclui televisão desligada na hora da refeição e tempo dedicado à brincadeira com os filhos. Em sequência, o pedido para que domingo seja feriado. “O domingo é para a família”.

Criatividade para criar trabalho para os jovens; respeito à natureza e deixar de ser negativo — “falar mal dos outros indica baixa autoestima” — também estão entre as dicas. O penúltimo passo é respeitar o pensamento das pessoas, inclusive quando o assunto é religião. Francisco ressaltou que “a Igreja cresce por atração, não por proselitismo”. A última dica para ser feliz é promover a paz. O Papa lembrou que vivemos em um tempo de muitas guerras e disse que a paz “nunca é quietude, é sempre uma paz ativa”.

Você pode gostar