Por clarissa.sardenberg

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco celebrará, pela primeira vez, vários casamentos no Vaticano. A cerimônia será pouco antes da abertura, em outubro, de assembleia de bispos sobre a família e o casamento, informou a agência especializada no Vaticano I.Media. Uma das grandes questões que serão discutidas no encontro é a possibilidade de os divorciados casarem-se na Igreja pela segunda vez.

Vinte casais da diocese de Roma terão a união abençoada pelo Papa na Basílica de São Pedro. Até hoje, apenas João Paulo II havia celebrado casamentos em público, por ocasião do primeiro encontro mundial de famílias, organizado no Vaticano em outubro de 1994.

Atualmente, ao ‘quebrarem’ o sacramento do casamento — considerado único e indissolúvel pela Igreja Católica —, os divorciados cometem uma ‘infração’ e não podem comungar. Francisco, desde o início de seu mandato, tem se colocado mais próximo dos que pedem que estas normas sejam relaxadas.

O Papa Francisco também se referiu em várias ocasiões à família e ao casamento de maneira mais realista que seus antecessores. Ele costuma citar as dificuldades que podem ser enfrentadas, citando mulheres abandonadas e o fracasso dos casamentos realizados por convenção social.

Ele, contudo, critica os casais cristãos que não querem filhos em nome da ‘cultura do bem-estar’, e preferem doar seu amor a “dois gatos” ou “irem descobrir o mundo” de férias.

Você pode gostar