Por leonardo.rocha
Foto de arquivo mostra o jornalista americano Steven Sotloff morto nesta terça-feiro pelo grupo Estado IslâmicoReuters

Síria - O grupo radical Estado Islâmico (EI) teria divulgado nesta terça-feira mais um vídeo no qual aparece a decapitação de outro jornalista norte-americano, informou a agência de noticias Reuters. O refém supostamente morto é Steven Joel Sotloff, de 31 anos, o mesmo que aparece no primeiro vídeo enviado ao governo dos Estados Unidos (EUA).

Com o título "Segunda mensagem à América", o carrasco que aparece nas imagens possui um forte sotaque britânico, e suspeita-se que tenha sido o mesmo que degolou James Foley, morto em meados de agosto.

Assim como no vídeo em que Sotloff foi ameaçado após a decapitação de Foley, nas novas imagens outro homem, identificado pelo grupo como David Haines, sofreu ameaças do rebelde, que alertou aos governos para recuarem da "aliança demoníaca da América contra o Estado Islâmico.

"Eu voltei, Obama, e voltei por conta de sua arrogante política contra o Estado Islâmico. Como os seus mísseis continuam a atingir o nosso povo, os nossos facões continuarão cortando o pescoço da sua gente", disse o executor, antes de matar Sotloff. Atualmente o EI controla vastas áreas da Síria e do Iraque, e persegue outros grupos religiosos.

A Casa Branca diz que ainda não pode confirmar a morte do repórter. O porta-voz Josh Earnest declarou que as imagens do vídeo estão sendo avaliadas.

Primeiro Caso

Insurgentes do grupo Estado Islâmico divulgaram um vídeo em 20 de agosto de 2014 em que supostamente mostra a decapitação do jornalista norte-americano James Foley, que havia desaparecido na Síria há quase dois anos, e imagens de outro jornalista norte-americano cuja vida dependia das ações dos EUA no Iraque.

Estado Islâmico diz ter decapitado jornalista dos EUA

O vídeo, intitulado "Uma mensagem aos Estados Unidos", foi publicado em sites de mídia social. Não foi imediatamente possível verificar a sua autenticidade.

Jornalista americano foi obrigado por terroristas do Estado islâmico a gravar mensagem pedindo fim da intervenção dos EUA no IraqueReprodução Internet


Foley, que trabalhou no Oriente Médio por cinco anos, foi sequestrado em 22 de novembro de 2012 por homens armados não identificados. O também jornalista Steven Sotloff, que apareceu no fim do vídeo, desapareceu no norte da Síria enquanto trabalhava em julho de 2013.

Você pode gostar