Por felipe.martins

Rio - Nos supermercados, os consumidores costumam analisar carnes, frutas, legumes e verduras, atrás de produtos frescos e conservados. Mas o cuidado muitas vezes não é levado para casa e alguns erros na hora de armazenar a comida colocam em risco sua integridade, sabor e textura. Segundo a nutricionista do Hospital San Paolo, Rafaela Allevato, a principal falha é na hora de congelar os produtos.

Carnes precisam ser removidas da embalagem original, limpas (gorduras devem ser retiradas) e guardadas no congelador assim que chegam em casa. A carne em peça tem prazo de consumo de 12 meses e a moída, de dois meses.

Já verduras, frutas e legumes devem ser higienizados e secos. Feito isso, podem ir para prateleiras ou gavetas, em embalagens que evitem ar em seu interior, prevenindo mofo e bactérias. Caso seja preciso congelar os legumes, eles devem ser cortados e passar pelo branqueamento antes do freezer: o vegetal é pré-cozido e depois recebe choque térmico em água com gelo. “Isso garante a manutenção de cor, textura e sabor do alimento”, afirma a especialista.

As carnes precisam ser retiradas da embalagem original e limpas antes de serem colocadas no freezerIstock

Também há regras para o descongelamento. A principal é combinar dois métodos de degelo. O produto congelado deve estar sempre embalado em sacos plásticos transparentes, potes ou embalagens próprias para a finalidade, e o método de descongelamento deve ser previamente escolhido (na própria embalagem, na geladeira ou micro-ondas) e cumprido até o final.

“Começar a descongelar a comida na geladeira e depois passar para o microondas, por exemplo, cozinha parcialmente o produto e retira algumas de suas propriedades”, diz ela, lembrando que os alimentos descongelados têm de ser consumidos em 24 horas. Algumas comidas não devem ser congeladas. “Pudins de leite e produtos com baixo teor de gordura perdem características. Gema de ovo e creme de leite estragam e não podem ser congelados de jeito nenhum”, pontua.

Regras também na despensa

Se a guarda de alimentos no congelador precisa obedecer algumas normas, com o armazenamento na despensa não é diferente. Neste caso, as atenções devem estar voltadas para evitar que itens fiquem esquecidos no fundo das prateleiras. “Produtos não consumidos entre uma compra e outra acabam ficando atrás dos novos e estragam”, afirma a nutricionista Rafaela Allevato. “Sempre deixe na frente o que está para vencer”, completa. Além disso, é preciso evitar o amontoamento das embalagens e deixar espaço para circulação do ar dentro do armário. “O calor é outro fator que diminui a vida útil dos produtos”, explica.

Você pode gostar