Por felipe.martins

Rio - Uma fumaça tóxica suspendeu nesta segunda-feira as operações de resgate às vítimas da erupção do vulcão do Monte Ontake, no Japão, ocorrida sábado. Mais cinco corpos foram resgatados do local antes do término do trabalho. Com isso, as vítimas fatais do desastre seriam 36: 24 permaneceriam sob as cinzas e outras 12 já foram retiradas. Até ontem não estava claro se as pessoas morreram por inalar gases venenosos, sufocadas pelas cinzas ou pelo impacto das rochas que caíram.


Outas dezenas de pessoas sofreram ferimentos, inclusive fraturas. Uma fonte militar afirmoua agências de notícias ter contado pelo menos 63 feridos, muitos deles com gravidade. Helicópteros das forças de autodefesa, enviadas ao local no sábado pelo governo, socorreram sete delas.

Local%2C muito utilizado para caminhadas por moradores e turistas%2C ficou totalmente coberto de cinzasReuters

O vulcão Ontake, de 3.067 metros de altitude, entrou em erupção de maneira brusca, ao meio-dia de sábado, lançando espessas nuvens de fumaça, cinzas e pedras. “Houve um estrondo e a fumaça escureceu o céu”, explicou às agências Kyodo Shuichi Mukai, encarregado de um albergue de montanha perto do topo.

O episódio raríssimo, o primeiro importante nos últimos 35 anos no caso deste vulcão, surpreendeu mais de 300 moradores da região e turistas que faziam caminhadas. O local é bastante utilizado como área de lazer.

Muitos visitantes fugiram, em pânico, cobrindo a cabeça e o rosto para evitar a asfixia, segundo testemunhos e vídeos amadores. “Ninguém imaginaria uma erupção neste tipo de montanha. Eu não podia acreditar”, disse um membro da equipe do canal NHK, que estava no local para fazer uma filmagem. O Monte Ontake não despertava de forma tão forte desde 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200 mil toneladas de cinzas. Uma erupção de menor magnitude foi registrada em 1991. O vulcão foi responsável por vários sismos em 2007.

Você pode gostar